Notícias

Hydro anuncia desenvolvimento de tecnologia para transformar caroço de açaí em combustível

A Hydro, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), anunciou o desenvolvimento de tecnologia que visa transformar o caroço de açaí em combustível. 

Siga-nos no Instagram

O estudo está sendo realizado pela Hydro junto ao curso superior de Engenharia Mecânica da UFPA, a fim de ser utilizado futuramente em escala industrial nas caldeiras da refinaria Alunorte. 

Atualmente, o estudo está na fase de avaliação da possibilidade técnica-econômica da utilização do caroço do açaí como combustível para a refinaria de alumínio que fica em Barcarena, no Pará. 

Atualmente, o Pará é um líder na produção e exportação mundial da polpa de açaí, e durante essa produção da polpa, o caroço é descartado. 

 

Transformar caroço de açaí em combustível é uma possibilidade 

 

A pesquisa deverá durar um ano e conta com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, a fim de reaproveitar, de forma positiva, esse resíduo e o aplicar em escala industrial. 

Além das análises de todos requisitos técnicos e logísticos, também deverá ser realizado um estudo do aspecto social e ambiental de uso desse caroço. 

Atualmente, o caroço já é reaproveitado em escala menor, em outros setores, mas no segmento de combustível nunca houve essa utilização. 

O uso desse caroço em uma refinaria de alumínio representaria a viabilização de um novo ciclo econômico, o inserindo na demanda de fontes renováveis de energia da refinaria. 

 

Descarte desse resíduo 

 

No estudo, 11 pesquisadores estão envolvidos, trabalhando em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento, além de uma ampla análise para entender os desafios da cadeia de suprimentos e da sazonalidade desse produto. 

Para o gerente executivo de Projetos de Energias Renováveis da Hydro, Sergio Ferreira, se trata de um trabalho em simbiose da indústria do açaí e da indústria de alumínio. 

Entre os principais destaques está o reaproveitamento desse caroço, visto o descarte massivo que há: segundo o professor titular da UFPA-FEM, Manoel Nogueira, o caroço do açaí é 90% em massa do fruto total de açaí. 

Como resultado, somente em 2019, cerca de um milhão de toneladas de caroço foram descartados, o que poderia gerar, durante um ano, 160 MW. 

Além disso, Nogueira também destacou que o resíduo do caroço de açaí é um passivo ambiental, que poderá ser convertido em biocombustível renovável. 

Esse biocombustível renovável, quando convertido, teria muito valor agregado, sendo capaz de promover a produção de bioeletricidade. 

 

Fonte: Click Petróleo e Gás 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Portal Cultura

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo