Sustentabilidade

Casca de banana é transformada em bioplástico por jovem de 16 anos

Uma casca de banana é transformada em bioplástico por uma jovem turca chamada Elif Bilgin, de apenas 16 anos.

A membrana protetora da banana é composta de amidos e celuloses e, estes elementos, são muito utilizados para a fabricação de fios isolantes ou também para produção de próteses médicas.

Por conta disso, o processo químico para o projeto de “transformar” uma casca de banana em um bioplástico foi elaborado.

O projeto realizado pela turca deverá auxiliar na redução do uso de petróleo durante a fabricação do plástico, além de haver um impacto menor no meio ambiente devido ao descarte das cascas de bananas.

Projeto foi premiado

A jovem ganhou o prêmio chamado Scientific American Science com o prêmio de US$ 50.000, além de também ter sido uma das grandes finalistas do concurso Google Science Fair 2013.

De acordo com a estudante, ela deseja se tornar médica e também tem como objetivo criar uma estufa feita inteiramente de resíduos.

Ao ser reconhecida pelos seus feitos, Bilgin afirmou que está satisfeita por colaborar com um projeto que deverá reduzir o número de plásticos que são fabricados com petróleo.

“Isso também significa que eu iniciei o processo de mudar o mundo, o que já me faz sentir como uma vencedora”

Elif Bilgin ao Inhabitat

Casca de banana em bioplástico: foram necessários dois anos de estudo

Para que o projeto fosse “concluído” foram necessários mais de dois anos de estudo e também inúmeras experiências.

Transformar as cascas de bananas em bioplástico não foi uma tarefa fácil, apesar da jovem já ter acompanhado outro trabalho similar.

Elif já havia visto que cascas de manga já foram usadas em outras partes da indústria de plásticos, porém as cascas de banana ainda não tinham sido aproveitadas, apesar do seu grande descarte.

Na Tailândia, aproximadamente 200 toneladas de cascas são descartadas diariamente, e segundo a jovem, poderiam ter uma utilidade melhor do que encher pilhas de lixo.


Fonte: Ciclo Vivo e Inhabitat

Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Freepik

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo