Notícias

Módulo espacial inflável explode durante teste

Módulo espacial inflável explode durante teste
Crédito: Sierra Space

A Sierra Space, uma empresa do Colorado, está avançando em seu projeto ambicioso de lançar a primeira estação espacial privada na órbita terrestre baixa.

Siga-nos no Instagram

Recentemente, eles realizaram um teste crítico, inflando e, em seguida, fazendo explodir um módulo de teste.

Design e características do módulo LIFE

Este módulo, chamado Large Integrated Flexible Environment (LIFE), é uma estrutura expansível que só atinge sua capacidade máxima quando está em órbita.

Com mais de 6 metros de altura, o LIFE é comparável ao tamanho de uma casa média.

A principal vantagem desses módulos expansíveis é oferecer um espaço amplo para viver e trabalhar no espaço, maximizando o uso de cada lançamento.

Eficiência e capacidade do LIFE

Leanne Thompson, engenheira de sistemas da Sierra Space, destacou em um vídeo a eficiência do LIFE, mencionando que ele pode alcançar um terço do volume da Estação Espacial Internacional (ISS) em apenas um lançamento.

Para se ter uma ideia, anteriormente seriam necessários entre 10 a 15 lançamentos para atingir um volume semelhante.

Teste de pressão

O módulo, construído com materiais tecidos que se tornam rígidos sob pressão, passou por um teste de Pressão Máxima de Estouro (Ultimate Burst Pressure, UBP) no Marshall Space Flight Center da NASA.

Esse teste consiste em inflar continuamente o módulo até que ele não suporte mais a pressão e estoure. O LIFE superou as expectativas, suportando 531 kilopascals (77psi) antes de falhar – 27% acima do recomendado pela NASA.

Próximos passos

“Nos últimos dois anos, nossa equipe trabalhou incansavelmente para chegar a este ponto. Trabalhando com nossos principais fornecedores e parceiros estratégicos, a Sierra Space guiou nosso esforço colaborativo e atingiu novas alturas com este último teste de UBP”, disse Shawn Buckley, Diretor Sênior de Engenharia e Chief Technologist de EarthSpace Systems, em um comunicado à imprensa. “Reunimos a experiência e o conhecimento necessários para impulsionar essa incrível tecnologia para os próximos passos – órbita baixa da Terra e além.”

Ainda há muitos testes pela frente, incluindo mais testes de UBP e o desenvolvimento de barreiras atmosféricas e proteções contra detritos orbitais, antes de ser seguro para ocupação humana.

Leia mais:

Fonte: IFL Science

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo