O helicóptero Ingenuity da NASA, pioneiro em voos em Marte, enfrentou um contratempo durante seu 72º voo, perdendo contato com os controladores em 18 de janeiro. Os dados transmitidos indicaram que o helicóptero atingiu com sucesso sua altitude máxima planejada de 40 pés (12 metros). No entanto, a comunicação foi perdida durante a descida planejada.
Restabelecimento do contato
Após a interrupção nas comunicações durante o voo, os controladores recuperaram o contato com o Ingenuity em 20 de janeiro. “A equipe está revisando os novos dados para entender melhor a interrupção inesperada das comunicações durante o voo 72”, disse a agência.
Ingenuity e Perseverance: dupla em Marte desde 2021
O Ingenuity e o rover Perseverance pousaram em fevereiro de 2021 na Cratera Jezero, buscando evidências de vida passada em Marte. Enquanto o Perseverance coleta amostras, o Ingenuity atua como explorador, tendo sua missão estendida pela NASA após uma bem-sucedida série inicial de cinco voos em 2021.
Ajuda do Perseverance?
Com a possibilidade de uma inspeção visual, o Perseverance, gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, pode se aproximar do Ingenuity para auxiliar na investigação do problema de comunicação, já que atualmente está fora da linha de visão do helicóptero.
Leia mais:
- Motor que pode levar o homem para Marte é testado pela NASA
- Fracassou? Lançamento dos EUA para a Lua não deve chegar ao destino
- NASA planeja mudar a forma de ir à lua; saiba como
Fonte: Olhar Digital