Notícias

Fracassou? Lançamento dos EUA para a Lua não deve chegar ao destino

Na madrugada desta segunda-feira, os Estados Unidos lançaram uma nave rumo à Lua após 50 anos, mas a missão do módulo Peregrine não está indo conforme o planejado. A empresa responsável, Astrobotic, divulgou que houve um vazamento significativo de combustível, comprometendo severamente a jornada.

Siga-nos no Instagram

Desafios após o lançamento

O problema começou quando o módulo teve dificuldades em ajustar sua orientação, prejudicando o posicionamento dos painéis solares para captar energia solar. Isso foi identificado como uma falha no sistema de propulsão da nave, lançada no voo inaugural do foguete Vulcan Centaur.

Infelizmente, essa falha no sistema de propulsão resultou na perda crítica de combustível. A equipe está trabalhando para estabilizar a situação, mas o foco agora é maximizar a coleta de dados científicos e avaliar alternativas viáveis para a missão.

Situação atual

Uma foto recentemente divulgada pela Astrobotic mostra um problema no isolamento multicamadas (MLI) do módulo, alinhando-se com os dados de telemetria que apontam para a anomalia no sistema de propulsão.

Lançamento dos EUA para a Lua não deve chegar ao destino
Crédito da imagem: Astrobotic via X

Embora seja improvável que a nave alcance a Lua, a Astrobotic carregou completamente as baterias do módulo e planeja realizar o máximo de experimentos possível com a energia restante no espaço. Mesmo que a chegada à Lua seja comprometida, a empresa busca aproveitar ao máximo o potencial científico da missão.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo