Notícias

Duas empresas dos EUA vão inaugurar iniciativa privada na Lua

A corrida espacial para a Lua ganha um novo impulso com duas empresas americanas se preparando para enviar naves não tripuladas ao satélite em breve.

Siga-nos no Instagram

Esses lançamentos, parte do programa Artemis da NASA, podem marcar os primeiros pousos suaves na Lua desde as missões Apollo nos anos 1970, e representam um passo significativo para a era da iniciativa privada na exploração lunar.

Artemis e comercialização lunar

O programa Artemis, liderado pela NASA, visa levar astronautas à Lua e está inserido no programa maior chamado Commercial Lunar Payload Services.

Este programa, anunciado há cinco anos, tem como objetivo levar cargas científicas à Lua, incluindo colaborações com a indústria privada.

Segundo Jim Bridenstine, ex-administrador da NASA, a meta é alcançar a Lua de maneira eficiente e econômica.

Empresas privadas podem participar dos envios à Lua, recebendo um financiamento de US$ 2,6 bilhões ao longo de 10 anos.

Missões lunares planejadas

Duas empresas americanas lideram essas missões. A Astrorobotic, com sede em Pittsburgh, pretende lançar sua espaçonave Peregrine em 8 de janeiro, com pouso previsto para 23 de fevereiro.

A Intuitive Machines, da Flórida, originalmente planejou o lançamento do módulo de pouso em 12 de janeiro, mas, devido a condições climáticas, adiou para meados de fevereiro. Seus planos envolvem o uso do foguete Falcon 9 da SpaceX, com pouso estimado cerca de sete dias após o lançamento.

Contexto internacional e riscos

Esses lançamentos ocorrem em meio a iniciativas semelhantes de outros países.

O Japão, que planeja um pouso lunar em janeiro, segue a tendência iniciada pela China em 2013 e seguida pela Índia em 2019. No entanto, há riscos envolvidos, como evidenciado por falhas recentes de empresas japonesas e russas.

O diretor de ciência da NASA, Thomas Zurbuchen, aponta que as chances de sucesso em missões lunares são aproximadamente 50%.

Perspectivas e desafios

A participação das empresas privadas na busca lunar colabora com os objetivos da Artemis.

O sucesso dessas missões não apenas marca um avanço significativo na exploração espacial, mas também destaca a eficácia da parceria entre a NASA e o setor privado.

No entanto, o sucesso ainda precisa ser comprovado, pois a exploração lunar enfrenta desafios significativos.

Leia mais:

 

  • Fonte: Olhar Digital
  • Imagem destacada: Astrorobotic/Reprodução

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo