Notícias

Primeiros ônibus articulados elétricos do Brasil chegam em cidade de São Paulo

Os primeiros doze ônibus articulados elétricos do Brasil chegaram em São José dos Campos (SP) e já foram entregues à prefeitura da cidade.

Siga-nos no Instagram

Os ônibus articulados elétricos, também conhecidos como VLPs (Veículo Leve sobre Pneus), foram entregues através da fabricante chinesa BYD.

De acordo com a publicação da prefeitura em seu site oficial, o “futuro chegou mais cedo e sem fazer barulho”, anunciando a chegada dos veículos.

Em breve, os doze ônibus devem integrar a frota de transporte público da cidade, que devem percorrer a chamada Linha Verde de São José dos Campos.

 

Primeiros ônibus articulados elétricos contam com 250 km de autonomia

 

Os ônibus adquiridos tem propulsão elétrica, e não emitem gases nocivos ao meio ambiente, também contando com uma maior economia.

De acordo com a administração municipal, cada ônibus deverá rodar até 250 km em uma única carga, além de serem recarregados em apenas 3 horas.

Outro benefício está no menor custo de manutenção do veículo ao decorrer dos anos, também contando com um melhor desempenho em comparação aos veículos tradicionais.

Além disso, os VLPs também contam com tecnologias de biossegurança, que foram exigidas pela prefeitura no projeto com a fabricante chinesa.

Essa tecnologia traz um sistema UV-C de desinfecção de ar, que está instalado no ar-condicionado do veículo, além de um acabamento com aditivos antimicrobianos em alguns locais:

  • Poltronas;
  • Balaústres;
  • Pega-mãos.

A capacidade total de passageiros dos ônibus é de 168 passageiros, que devem ter um bom conforto por conta das poltronas estofadas, que tem apoio de cabeça e entradas USB.

Essas não são as únicas tecnologias implementadas: há seis câmeras de alta definição, além de duas telas com infravermelho, a fim de trazer maior segurança aos motoristas e passageiros.

Os motoristas também contam com duas câmeras de alta definição que substituíram os espelhos retrovisores convencionais, capazes de cobrir um campo de visão maior.

Além disso, essas duas câmeras também permitem que o motorista possa ver pontos cegos, além de ter uma maior facilidade na hora de manobrar.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução BYD

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo