Notícias

Projeto de implante cerebral de Elon Musk recebe aporte de U$200 milhões do Google

O projeto de implante cerebral de Elon Musk recebeu recentemente um aporte do Google Ventures de U$205 milhões junto a outros investidores.

Siga-nos no Instagram

O aporte, que foi liderado pela Vy Capital, também contou com o apoio de Peter Thiel’s Founders Fund e o CEO da OpenAI, Sam Altman.

“Os fundos desta rodada serão usados para levar os produtos ao mercado e acelerar pesquisas e desenvolvimento de produtos futuros”

Elon Musk

Neuralink foi fundada por Elon Musk há cinco anos (2016), e tem como principal objetivo desenvolver tecnologia para uma interface entre cérebro e computadores.

Ao todo, desde a criação da Neuralink, foram captados cerca de 363 milhões de dólares para a causa, como pessoas que tem dificuldade em interagir com a maioria dos dispositivos tecnológicos atuais.

A tecnologia deverá funcionar especialmente para pessoas com paralisia grave ou tetraplégicos, porém ainda não está sendo testado em humanos.

Projeto de implante cerebral já mostrou resultados em protótipo

Resultados em um protótipo foram apresentados em agosto do ano passado, onde informaram que o dispositivo não precisa de internação e/ou anestesia para ser instalado.

Além disso, conta com uma espessura menor que a do crânio, transmitindo dados e também impulsos cerebrais através de uma conexão sem fio.

Atualmente, a tecnologia de implantes da Neuralink foi desenvolvida e testada em chimpanzés e porcos, porém está trabalhando para testar o equipamento em humanos.

Na apresentação do ano passado, foram utilizados porcos, por terem uma espessura similar à do crânio humano, além de um tipo membrana de cerebral parecida.

Os porcos foram utilizados para atestar a segurança da tecnologia, sendo que um desses porcos estava com mais de um implante e o outro teve seu implante removido.

Por fim, na apresentação realizada, foi mostrado a reversibilidade da aplicação criada através dos porcos, uma vez que pode ser tirada ou então atualizada posteriormente.


Fonte: Exame

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Neuralink

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo