Notícias

Tanque da União Soviética à prova de explosão nuclear está de volta

Um tanque da União Soviética que é à prova de explosão, considerado um dos modelos militares mais experimentais está de volta, segundo um vídeo divulgado.

Siga-nos no Instagram

O gargantuesco tanque, que foi batizado de “Object 279 Kotin” estaria de volta a ativa, após a divulgação de um vídeo que mostra o trabalho de restauração concluído, no Museu de Blindados de Kubinka, na Rússia.

De acordo com diversas fontes, este seria o único modelo restante no mundo, medindo 6,77 m de comprimento (sem a arma), 3,4 m de largura e 2,64 m de altura.

O tempo da reforma e os detalhes quanto a restauração não foram revelados pelo Museu de Blindados de Kubinka, porém os principais pontos de reparo destacados são:

  • motor;
  • trem de pouso;
  • casco;
  • torre.

História do tanque da União Soviética à prova de explosão nuclear

Pesando cerca de 60 toneladas, o tanque foi criado no fim dos anos 50 na fábrica Kirov, em Leningrado, com o intuito de lutar em terrenos fora da estrada.

O Object 279 Kotin era inacessível aos blindados convencionais, além de resistir até mesmo à uma onda de choque de uma explosão nuclear.

O veículo nunca entrou em produção, apesar de ter sido planejado inicialmente como um tanque para o Comando Supremo da URSS, possuindo como armamento principal uma metralhadora M-65, de 130 mm.

Entre outras especificações do modelo, está:

  • Motor a diesel de 16 cilindros;
  • 1000 cv de potência;
  • 55 km/h;
  • Autonomia de 300 km.

Além disso, trazia um sistema de carregamento semiautomático (cinco a sete tiros por minuto), equipado com sistema de estabilização para disparo preciso.

O sistema também era aliado a telêmetro óptico, orientação automática e visão noturna, que eram recursos avançados para o período em que ele foi construído.

Outro destaque vai para a forma inusitada do casco, que supostamente tornaria o tanque menos propenso a capotar em uma situação de explosão nuclear.

No tanque, a tripulação era de quatro passageiros (comandante, artilheiro, carregador na torre e o motorista), que contava com sistemas de proteção nuclear, química e também biológica.

O protótipo do veículo estava pronto em 1959, porém devido a pouca agilidade, problemas com o trem de pouso e uma alta complexidade na operação podem ter aposentado o modelo.

Além disso, na década seguinte, a União Soviética substituiria seus tanques mais pesados por modelos médios mais leves, como o T-54/55 e o T-62, além dos mísseis criados na época.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Youtube/SuperWolf YT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo