Notícias

Fiocruz irá fazer injeção para prevenir o HIV

A Fiocruz irá produzir uma injeção para prevenir o HIV, o vírus da imunodeficiência humana, após a agência global de saúde, Unitaid, financiar um projeto.

Siga-nos no Instagram

O projeto em questão tem como objetivo disponibilizar a profilaxia pré-exposição (PrEp) injetável contra o HIV em nosso país, expandindo a rede de proteção ao vírus no país.

O anúncio do projeto no Brasil foi realizado no seminário conjunto ‘Brasil e Unitaid – parcerias atuais e perspectivas futuras’, no dia 18 de março. No seminário, a Unitaid anunciou o investimento de 10 milhões de dólares no projeto, que também será desenvolvido na África do Sul.

Segundo a divulgação que ocorreu no site oficial da Agência Fiocruz de Notícias, a nova proposta é que o projeto dê continuidade de uma série de ações já tomadas, a fim de eliminar a doença no país.

O projeto será coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde.

Sobre a nova injeção para prevenir o HIV

O medicamento que será utilizado na PrEp injetável será uma versão do antirretroviral Cabotegravir de ação prolongada, após se mostrar mais eficaz em comparação ao consumo diário de pílulas como tenofovir e entricitabina pelos pacientes.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Unitaid, estima-se que são necessárias apenas seis injeções por ano para os pacientes, uma vez que o cabotegravir fornece até oito semanas de proteção e reduz o risco de infecção em até 99%.

A PrEp é um método de prevenção do HIV que é capaz de “bloquear” alguns caminhos pelos quais o vírus pode infectar o organismo humano.

A versão injetável não só traz uma absorção do fármaco mais eficiente segundo alguns estudos, como também pode trazer uma facilidade para usuários que tenham dificuldade em manter a rotina diária com os comprimidos.

Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução jcomp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo