Notícias

Rússia divulgou IPs do Brasil que atacaram a nação por DDoS

Veja como os ataques do Brasil contra a Ucrânia pode apresentar risco para o país

A nação Russa revelou os endereços do Brasil que atacaram a nação por DDoS e divulgou uma lista com os IPs que tentaram realizar ataques para desestabilizar a rede de serviços gerais, tanto de sites quanto da própria infraestrutura do país.

Siga-nos no Instagram

Os IPs, ou também conhecidos como endereços IP, resumem-se a um rótulo atribuído a cada um dos dispositivos que estão conectados à rede de computadores que utilizam o Protocolo de Internet. Ou seja, é como um endereço residencial, identifica a localização do destinatário.

Por outro lado, as ameaças de DDoS são reconhecidas por abusar os limites da capacidade de servidores com o objetivo de paralisá-los. Exemplo disso pode ser uma alta carga de acessos a um site específico para retirar ele do ar ou até mesmo fazer com que fique inoperante.

O governo da Rússia divulgou 17.576 endereços de IP. Apesar da maioria se concentrar nos Estados Unidos e União Europeia, o Brasil aparece com registro de 1.632 IPs, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Com a demonstração, é fácil perceber que boa parte dos endereços são residenciais, o que revela a falta de preocupação dos atacantes com uso de recursos como o VPN (rede privada virtual) para dificultar suas identidades.

No entanto, mesmo após as autoridades russas divulgarem a lista com informações dos domínios de referência dos invasores, não se pode afirmar que as agências dos Estados Unidos tenham lançado esses ataques de forma oficial, pois falsificar informações do cabeçalho do referenciador é uma possibilidade.

Ou seja, não necessariamente a informação emitidas pelo NKTsKI (Centro de Coordenação de Incidentes de Computador), cujas retratam as áreas com mais endereços do IP, estão corretas. Afinal, os hackers podem modificar o endereço.

A grande tensão entre a Rússia e a Ucrânia tem aumentado exponencialmente nas últimas semanas, e esse tipo de ataque realizado pelo Brasil pode apresentar um risco para o país diante do conflito.


Fonte: Tecmundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo