Sustentabilidade

Novo destilado purifica a água usando energia solar e pode ser montado em 30 minutos

Henry Glogau, um arquiteto e designer neozelandês, desenvolveu um destilador que purifica a água usando energia solar.

Siga-nos no Instagram

Além disso, o destilador também pode ser montado 30 minutos, utilizando materiais de baixo custo e também de fácil acesso.

O projeto de Glogau foi selecionado entre 2.000 inscrições, de 66 países, para ganhar o prêmio Lexus Design Award de 2021.

Como funciona o destilador que purifica a água usando energia solar

O destilador, que foi batizado de “Portable Solar Distiller”, consiste em uma lona de plástico de duas camadas que é suspensa no topo de uma estrutura de suporte simples de bambu.

De acordo com o criador, cada lona circular pode gerar até 18 litros de água purificada por dia, utilizando o mesmo método que a natureza utiliza para fazer chover (ciclo da água de evaporação, condensação e precipitação).

Para que a água seja purificada, a água do mar (ou potável poluída) deve ser despejada na lona inferior, que é feita de plástico absorvente de calor.

Essa lona é aquecida pelo sol durante o dia, fazendo com que a água pura evapore e outros elementos (como sal, patógenos ou outros contaminantes) são deixados na bacia.

O vapor da água limpa se condensa em gotículas na camada superior do dossel, onde a água é canalizada para o centro da estrutura.

Nesse centro, é onde a água cai em um funil e então, a água é direcionada por meio de uma torneira na parte inferior do destilador.

Os usuários também podem armazenar a água doce em um tanque, uma vez que seu objetivo é fornecer água potável para pessoas que vivem em assentamentos informais.

Versão pré-fabricada

O neozelandês desenvolveu uma versão pré-fabricada, que pode ser montada em apenas 30 minutos.

No entanto, ele também disponibilizou instruções sobre como construir o destilador com materiais locais mais acessíveis.

Glogau informou que é possível construir o destilador usando uma garrafa de plástico como funil, e duas mantas de plástico costuradas juntas como a lona.

“Eu queria criar um sistema modular, que pudesse ser construído de diferentes maneiras ou materiais com base no contexto e nas necessidades do usuário”

Henry Glogau

Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Lexus Design Award

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo