Sustentabilidade

Primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo foi lançado por empresa brasileira e utiliza motor WEG

O Grupo Protege apresentou o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo, que foi desenvolvido em parceria com a Eletra Industrial e MIB Blindados.

Segundo o grupo, o veículo terá uma autonomia de 75 quilômetros a cada recarga e a cidade de São Paulo deverá ser a primeira a operar com o modelo.

O investimento para o desenvolvimento do forte-elétrico foi de mais de R$ 1 milhão, ao longo de 18 meses de trabalho até a versão final do veículo.

Sobre o primeiro carro-forte 100% elétrico

O modelo foi equipado com um motor WEG 250L com potência de 165/330 KW, capaz de ter uma autonomia de até 75 km com seu sistema de tração elétrico.

Para que o veículo possa recarregar totalmente, é preciso 2 horas e 30 minutos, um tempo considerável, mas zero poluentes.

Apesar do tempo de recarga, o veículo forte conta com a tecnologia de frenagem regenerativa, onde a energia cinética é liberada durante a freagem e/ou travagem e se transforma em energia elétrica.

De acordo com as estimativas iniciais da empresa, o modelo deverá deixar de emitir aproximadamente 1,4 toneladas CO² por mês.

Objetivo do projeto


O projeto foi criado a fim de valorizar a sustentabilidade, sendo uma alternativa para os próximos anos, segundo o presidente do Grupo Protege.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”

Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege

Além disso, para realizar o projeto, o modelo foi construído sobre um chassi de carro-forte que já havia sido retirado de circulação.

Os elementos desse veículo retirado de circulação também foram encaminhados a reciclagem, como o motor diesel e o sistema de transmissão.

Para o Grupo Protege, haverá uma redução nos custos operacionais de aproximadamente 65% no valor gasto por km rodado.

Esse percentual se dá devido a economia de combustível e também de um menor tempo de parada para as manutenções do veículo.

Por fim, o novo modelo conta com um novo layout totalmente focado em segurança, mobilidade e também ao conforta das equipes de vigilantes que atuam no veículo.


Fonte: Caminhões e Carretas e EletraBus

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Grupo Protege

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo