Sustentabilidade

TIM está usando energia solar para aumentar a cobertura de 4G nas cidades

A operadora TIM está usando energia solar para aumentar a cobertura de 4G nas cidades, ao conectar antenas em regiões que ainda não contam com eletricidade e são de difícil acesso.

De acordo com Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da informação (CTIO) da TIM Brasil, a meta da TIM é levar o 4G a todos municípios do Brasil até 2023, cobrindo 100% do país.

O diretor também afirmou que o modelo de negócio é escalável e tem como base sites autossuficientes e sustentáveis, ideais para localidades onde a “energia comercial’ é precária.

“Ajudamos ainda a aprimorar o potencial de negócios como resorts e atrações turísticas e incluir digitalmente distritos e vilas”

Leonardo Capdeville

A iniciativa está alinhada com práticas sociais, ambientes e de segurança

Segundo a operadora, a iniciativa não só garante um maior acesso à conectividade, como também está alinhada com práticas sociais, ambientais e de governança.

A TIM afirmou que cada site conta com sua própria produção de energia solar com painéis fotovoltaico.

Além disso, utiliza baterias de lítio, garantindo maior capacidade para ciclos de carga de descarga e autonomia, beneficiando a vida útil do equipamento.

O vice-presidente de assuntos regulatórios e institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, afirmou que o projeto faz parte das ambições alinhadas às práticas sociais, ambientes e de segurança (ESG).

“O projeto faz parte de nossas ambições ESG e vai também colaborar com a nossa meta de, até 2025, alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do nosso consumo de energia proveniente de fontes renováveis, além de contribuir também com aspectos sociais ao promover a inclusão digital”

Mario Girasole

Sites off-grid que utilizam a energia solar para aumentar a cobertura de 4G

Os dois primeiros sites off-grid foram ativos ainda em fevereiro, em São Paulo, durante um acordo com a empresa Highline.

O primeiro site está em Presidente Bernardes, aproximadamente 578 km da capital, e oferece o 4G para uma parte da BR 374, na extensão entre Presidente Prudente e Presidente Venceslau.

Já o segundo site ativo em fevereiro está em General Salgado, a cerca de 80 km de Araçatuba, e atende à SP 463.

Mais 13 sites off-grid estão na etapa de implementação, nos seguintes tados:

  • São Paulo;
  • Acre;
  • Pará;
  • Santa Catarina.

Fonte: Portal Solar

Imagem em destaque: Foto/Reprodução TIM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo