ChatGPT Brasileiro está em Desenvolvimento por Pesquisadores da Unicamp
A tecnologia está avançando e gerando muitos empregos no Brasil. Somente em 2022, houve a criação de mais de 117 mil novas vagas. Além disso, a inteligência artificial é uma área que se destaca. Por isso, pesquisadores de uma startup vinculada à Universidade de Campinas (Unicamp) estão trabalhando em um projeto ambicioso: criar um ChatGPT totalmente brasileiro.
O ChatGPT é uma aplicação famosa de inteligência artificial que pode escrever textos, programar e dar conselhos úteis. Por isso, o objetivo do projeto é desenvolver uma versão específica para o Brasil, adaptada às necessidades do país.
O projeto do ChatGPT brasileiro: uma aposta na inovação nacional
A Unicamp mostrou seu compromisso com a inteligência artificial ao inaugurar um prédio dedicado a acelerar os estudos nessa área. O projeto tem como objetivo de melhorar a qualificação dos profissionais envolvidos no campo.
Um dos principais pesquisadores é Ramon Pires, formado na Universidade Estadual da Bahia e com mestrado pela Unicamp. Em 2019, Sociedade Brasileira de Computação premiou sua tese de doutorado como a melhor do país. Agora, Ramon usa seus conhecimentos e experiência para criar o ChatGPT brasileiro, adaptado para a língua portuguesa e as demandas do Brasil.
Segundo o pesquisador, a inteligência artificial é uma área multidisciplinar e profissionais de diversas formações podem atuar nesse campo promissor. Por isso, ele sugere que interessados na área façam cursos de extensão ou parcerias com especialistas em áreas específicas.
Em suma, o futuro da inteligência artificial é animador, especialmente com o investimento previsto de R$ 5 bilhões em 2023. As oportunidades são vastas, impulsionando a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Além disso, o projeto do ChatGPT brasileiro pode ser um passo importante nessa direção, trazendo avanços significativos para a inteligência artificial no país.
Leia também: Inteligência Artificial ganha patente e é oficialmente reconhecida como inventora