Notícias

Inteligência Artificial ganha patente e é oficialmente reconhecida como inventora

O DABUS é um sistema para um novo tipo de embalagem, porém o destaque foi para a Inteligência Artificial que ganha a patente do sistema.

Siga-nos no Instagram

A equipe de pesquisadores responsáveis por conseguir a patente feita por uma IA são da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

A patente foi garantida na África do Sul e na Austrália, porém também há o mesmo pedido no Reino Unido, União Europeia, Estados Unidos e até no Brasil.

Sobre o DABUS

O DABUS é uma sigla em inglês para o Dispositivo para Inicialização Autônoma de Consciência Unificada.

A IA dos pesquisadores de Surrey foi capaz de “inventar” um novo tipo de embalagem para alimentos, que é baseado na geometria fractal.

Inteligência Artificial é reconhecida como inventora e recebe patente
Estrutura do material de embalagem inventado pela IA.

Inteligência Artificial ganha patente: impactos

A lei de patentes especifica que uma patente deve ser de um humano, mesmo que seja posteriormente atribuída à empresa ou universidade que emprega o inventor.

No entanto, a equipe argumenta que essa especificação não é adequada por dois motivos:

  1. Por conta dos propósitos da Quarta Revolução Industrial;
  2. Devido as IA’s desempenharem um papel cada vez maior em diversos projetos.

De acordo com o presidente do Escritório Europeu de Patentes, se trata de um evento “de grande importância e de interesse geral”.

Para Adrian Hilton, um dos mentores do DABUS, se trata de um caso histórico que reconhece a “necessidade de mudar a forma” como a invenção é atribuída.

“Estamos passando de uma era em que a invenção era privilégio das pessoas para uma era em que as máquinas são capazes de realizar a atividade inventiva, liberando o potencial das invenções geradas por IA para o benefício da sociedade”

Adrian Hilton

Entre os interesses em reconhecer uma IA como inventor, está a possibilidade de os programadores ou empresas terem os direitos de propriedade sobre os produtos criados pelos programas e, consequentemente, e suas patentes.


Fonte: Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik/rawpixel.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo