Sustentabilidade

GE bate recorde com turbina eólica mais poderosa do planeta gerando 14 MW

A GE Renewable Energy bateu um recorde mundial com a turbina eólica mais poderosa do planeta, gerando 14 MW, mesmo sendo apenas um protótipo.

Siga-nos no Instagram

A Haliade-X foi desenvolvida pela General Electric em 2019, e deverá ser instalada no maior parque eólico offshore do mundo.

Em 2019, a turbina foi capaz de gerar 12 MW, com seu protótipo instalado de forma provisória em Roterdã, a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos.

Neste ano, o recorde foi batido ao atingir 14 MW ao aprimorar a Haliade-X, que deverá ser lançada ainda neste ano (2021), após investimentos de 400 milhões de dólares.

Turbina eólica mais poderosa do planeta produz até 74 GWh de energia anualmente

De acordo com as informações divulgadas pela subsidiária, a nova “versão” aprimorada do Haliade-X conta com 107 metros de comprimento e 206 metros de altura.

A GE Renewable Energy levou em consideração seu tamanho e suas condições ambientais para calcular a produção potencial que a turbina pode produzir.

Segundo a empresa, o potencial de produção anual poderá ser de até 74 GWh de energia, e eles esperam economizar aproximadamente 52.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

A turbina deverá ter sua estreia comercial em breve, sendo instalado em série no parque eólico offshore Dogger Bank C, que fica a aproximadamente 130 km da costa oeste da Inglaterra.

Ao todo, é estimado que 87 dessas turbinas sejam instaladas até o ano de 2026, a fim de que esse possa se tornar o maior parque eólico offshore do mundo.

GE Renewable Energy

Uma das missões da GE Renewable Energy é viabilizar a transição energética, e por conta disso, a empresa está comprometida em fornecer e manter uma frota global de ativos de energia renovável.

Como resultado, será possível reduzir o custo da energia renovável e trazer uma maior resiliência, eficiência e confiabilidade da rede.

A subsidiária da General Electric afirmou que tem como objetivo fazer com que a energia renovável funcione de uma “forma mais despachada”.


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução GE Renewable Energy

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo