Inovação

Casa é construída com quartos giratórios para se adaptar à todas estações do ano

Uma casa foi construída com quartos giratórios para se adaptar à todas estações do ano, mudando de posição com apenas o toque de um botão.

Siga-nos no Instagram

A casa, batizada de Sharifi-Ha House, foi projetada no Teerã (na capital do Irã), a fim de se adaptar a todas as mudanças de temperaturas que ocorrem no país.

Os cômodos são giratórios em até 90º, e quem decide o quanto o cômodo deverá girar é o próprio morador, de acordo com sua vontade ou necessidade com base no clima.

cômodos giratórios

Casa construída com quartos giratórios traz uso inteligente do espaço

 

O projeto, que pertence ao escritório Nextoffice, também realizou o uso inteligente do espaço, abrindo novas possibilidades na residência.

Um dos usos inteligentes é para os momentos de calor, onde é possível ampliar os ambientes, a fim de deixar o cômodo não só com mais entrada de luz, como também de ventilação.

Já em climas frios, a casa pode ficar mais “compacta”, com aberturas mínimas para a parte externa e tornando a Sharifi-Ha House mais “quentinha”.

Outro uso inteligente do espaço criado pelo Nextoffice foi a “troca” de alguns cômodos, como o quarto de hóspedes que pode ser transformado em outro cômodo, quando não estiver em uso.

Além disso, ambientes mais formais projetados, como o escritório, também podem mudar de “aparência” e se adaptar a outras ocasiões que podem surgir com o decorrer do tempo.

Método de criação é o mesmo para cenas teatrais

 

De acordo com o ArchDaily, o método para a criação dos módulos realizado na residência é o mesmo utilizado para a transformação das cenas teatrais.

A casa é uma opção inacessível para o Brasil devido ao seu custo, além de que o país também não costuma sofrer com grandes variações de clima.

Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Nextoffice

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo