Intel apresenta ônibus elétrico e autônomo para ser lançado nos EUA
A Intel, através da Mobileye, uma subsidiária especializada em tecnologias para veículos autônomos, apresentou um ônibus elétrico e autônomo que deverá ser lançado nos Estados Unidos.
O ônibus sem motorista deverá ser lançado oficialmente apenas em 2024, e para isso, formou uma nova parceria com duas empresas: Benteler EV Systems e a Beep.
Inicialmente, os ônibus devem rodar pelos Estados Unidos, destinados a casos de uso de primeira e última milha em áreas urbanas.
No entanto, posteriormente, esse ônibus poderá ir para outros países, fora da América do norte, visto que há a ambição de lançar globalmente o motor para outros países
De acordo com Marco Kollmeier, diretor administrativo da Benteler, apesar da produção ocorrer nos EUA, a parceria pretende oferecer a mobilidade do futuro no máximo de regiões possíveis.
Para Kollmeier, os motores autônomos são a solução para o transporte público do futuro, e devem resolver desafios de mobilidade do aumento da urbanização e também das emissões.
Já segundo Johann Jungwirth, vice-presidente de Mobility-as-a-Service (MaaS) na Mobileye, a criação deve permitir o movimento conveniente, acessível e seguro de pessoas na América do Norte.
Saiba mais sobre o ônibus elétrico e autônomo da Intel
De acordo com o comunicado oficial sobre a parceria, o motor dos ônibus deverá ser equipado com o sistema de condução Mobileye Drive.
Esse pacote é composto por um sistema de computação e também subsistemas de detecção que estão equipados com câmeras, radares e também sensores LiDAR.
Essa parceria deverá facilitar o desenvolvimento e implantação de um motor elétrico totalmente autônomo para os ônibus do país, no Nível 4.
Estes, são projetados para atenderem aos padrões da indústria automotiva e de segurança para uso em vias públicas.
Hinrich Woebcken, membro do conselho consultivo da Beep, ressaltou que as necessidades de micro transporte para vários passageiros estão aumentando em todo o mundo.
Essas necessidades devem ser abordadas a fim de:
- Reduzir congestionamento nas estradas;
- Proteger o meio ambiente;
- Fornecer mobilidade segura;
- Fornecer mobilidade confiável para todos.
Como resultado, trazer ao mercado um motor autônomo, elétrico e nível automotivo acessível é uma solução que irá transformar a mobilidade como a conhecemos atualmente.
–
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Benteler