Curiosidades

Peixe brilhante com capacidade anticongelante é visto na Groenlândia: veja

O peixe brilha no escuro devido ao acúmulo proteico no seu organismo

Um peixe brilhante foi visto na Groenlândia e causou admiração a um grupo de cientistas. No entanto, a equipe descobriu, ainda, que o animal consegue se manter descongelado, graças a uma proteína orgânica. 

Siga-nos no Instagram

Contudo, o peixe brilha no escuro devido ao acúmulo proteico no seu organismo e, com isso, se mantém único no seu biotipo. Entretanto, os especialistas perceberam que os fluidos são iguais ao sistema anticongelante dos carros. 

Confira: cápsula ecológica é uma nova opção para moradias, confira como funciona

Conheça a seguir sobre o peixe que brilha, quando foi descoberto e como será a expectativa de vida do animal para o futuro. Confira, ainda, mais características sobre a descoberta.

O que é o peixe brilhante?

O peixe foi descoberto durante uma expedição em 2019. Para tanto, o objetivo das pesquisas era descobrir os habitats dos icebergs. Porém, os cientistas viram algo brilhante ao redor das águas congelantes. 

No entanto, com o brilho verde e vermelho, os exploradores perceberam ser um peixe natural da região. Ou seja, o animal faz parte de uma das poucas espécies que circulam entre os icebergs

Leia também: produção de energia em alto mar, confira como vai funcionar

Quais foram as reações dos cientistas?

A equipe se espantou com a capacidade do peixe em sobreviver em águas praticamente congelantes. Contudo, os cientistas verificaram que os peixes da região apresentam a bioluminescência.

Para isso, o organismo do animal é adaptado para viver em um lugar com períodos de escuridão devido ao inverno. Porém, é possível encontrar animais de água quente com o mesmo fenômeno. 

Como funciona a genética do peixe?

Os cientistas conseguiram descobrir dois tipos de genes que caracterizam as proteínas anticongelantes. Visto que, além de iluminarem os arredores, os genes evitam que o peixe seja congelado pela baixa temperatura das águas. 

Porém, a dúvida dos especialistas é a sobrevivência desses animais com o possível aquecimento do oceano. Entretanto, a equipe acredita que, com o aquecimento, as proteínas anticongelantes não surtirão efeitos.

Confira: energia no mar através de tapete solar, Como funciona? Confira

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo