Energia elétrica através de concreto: veja como isso funciona
Os pesquisadores criaram um concreto que gerar energia elétrica por radiação
Sabemos que a energia elétrica é um item indispensável na vida das pessoas. No entanto, a tecnologia vem permitindo que as novas fontes de geração elétrica possam inovar o sistema de atendimento no Brasil e no mundo.
Para tanto, alguns pesquisadores mexicanos criaram um tipo de concreto que consegue gerar energia elétrica por radiação. Com isso, o projeto pode fornecer a eletricidade para centros urbanos e estradas.
Confira: como ter uma bicicleta elétrica a partir de uma comum? Veja esse kit
Portanto, saiba a seguir como é o projeto, como será desenvolvido e quais os benefícios que esse tipo de energia poderá proporcionar. Saiba, também, quando o sistema poderá entrar em funcionamento.
O que é o projeto de energia elétrica por concreto?
O novo invento foi batizado de “Concreto Solar”, pelos estudantes de doutorado Orlando Gutiérrez Obeso e Euxis Kismet Sierra. Portanto, graduados em tecnologia, eles aplicaram o composto “peovskita”.
Para tanto, o material reúne mineral de óxido de cálcio e titânio. Com isso, o projeto sairia mais barato do que o consumo de energia por pelas células solares de silício e permitirá uma distribuição maior pelas cidades.
Leia também: última Lua de Sangue de 2022, veja como visualizar
Como usar a energia?
Conforme as informações dos pesquisadores, o material poderá gerar um grande benefício para o meio ambiente, já que reduz a emissão de agentes geradores de poluentes. Portanto, abaixo veja onde utilizar o concreto.
- Criar Pontes;
- Construir lajes de fundação;
- Criar paredes de edifícios e casas.
O projeto poderá captar, além da luz solar, os raios ultravioleta, aumentando a produtividade e a eficácia do sistema. Ou seja, o material não dependerá, unicamente, da luz solar.
Por outro lado, segundo os cientistas, a teoria do projeto já é realidade e funciona. Porém, ainda não existe um prazo para o sistema entrar em funcionamento, mas, é visto com expectativa.
Confira: turbina Hidrocinética, veja como o fluxo de água pode virar energia