Laser de rádio é detectado a 5 bilhões de anos-luz da Terra: confira
A descoberta pode avançar ainda mais os estudos sobre as galáxias
As descobertas dos cientistas, quando se trata do universo, sempre surpreendem o público. Hoje, você irá descobrir os detalhes por trás do laser de rádio, que está a mais de 5 bilhões de anos-luz da Terra, que os equipamentos detectaram.
Quando escutamos a expressão ano-luz, é natural que apareçam dúvidas, já que não lidamos com essa unidade no dia a dia. Por isso, é importante entender o que de fato isso significa para compreendermos a distância desse laser de rádio.
Leia também: Painéis solares que geram energia a noite? Confira como os cientistas criaram
5 bilhões de anos-luz: o que isso quer dizer?
No cotidiano, nós utilizamos unidades de medida de distância simples, como o quilômetro (km), o metro (m) centímetros (cm), entre outras. Mas, quando falamos do universo, as distâncias são tão grandes, que precisamos de outras opções.
Antes de tudo, é preciso entender que ‘’ano-luz’’ é uma unidade de medida de distância. Pode parecer um pouco estranho, já que ‘’ano’’ significa um período de tempo e está presente neste termo.
No entanto, a maneira como essa unidade é utilizada é bem interessante. E para conseguirmos medir qual o espaço entre certos planetas no universo, essa forma é a mais adequada.
Um ano-luz é a distância que um objeto, onda ou qualquer partícula percorre em 1 ano com velocidade igual a da luz (cerca de 300.000.000 metros a cada segundo). Portanto, 5 bilhões de anos-luz é uma distância enorme.
Confira: O maior acelerador de partículas da terra volta a funcionar, veja os detalhes
De onde vem o laser de rádio?
O astrônomo Dr. Marcin Glowacki, da Universidade de Curtin, explica que a detecção desse fenômeno acontece graças à incrível tecnologia dos telescópios atuais. Como vimos, o laser de rádio vem de um lugar muito longe.
Mas, afinal, o que provoca essa onda? De acordo com Glowacki, tudo isso pode ser o resultado de uma colisão entre duas galáxias. Dessa maneira, acontece a criação de inúmeros feixes de luz, que podemos captar através dos telescópios.
Portanto, a descoberta pode avançar ainda mais os estudos sobre as galáxias. Os cientistas chamam o fenômeno de ‘’megamaser’’ e é muito importante para a compreensão sobre como o universo funciona.
Confira: Space Perspective revela interior da cápsula para ir à estratosfera: confira