Curiosidades

Reforço faz pequeno monte de areia aguentar o peso de um carro

Um reforço faz pequeno monte de areia ser capaz de aguentar até mesmo o peso de um carro tradicional, suportando facilmente mais de 900 kg.

Isto é, o monte de areia reforçado é capaz de aguentar veículos comuns que se vê no dia a dia, e nos testes realizados suportou mais de 360 kg.

Reforço faz pequeno monte de areia aguentar grandes pesos, mas como?

Não é novidade que a areia é um dos materiais menos fortes do mercado, visto que depende de um atrito interno para poder suportar peso.

A grande dúvida é como esse pequeno monte pode suportar pesos: um canal do Youtube chamado Practical Engineering descobriu que mesmo pequenos reforços eram capazes de fortalecer esse material depreciado.

Em primeiro lugar, o youtuber utilizou toalhas de papel entre as camadas de areia, o que foi capaz de segurar um peso de quase 7 quilos.

Logo após, ele utilizou recortes de uma camiseta entre as camadas do material, o que fez com que o material suportasse o seu próprio peso.

No vídeo demonstração, a estrutura feita de areia chegou a se mover devido a própria camiseta, que é composta de um algodão elástico.

Já em seu teste final, onde o youtuber utilizou uma tela de fibra de vidro, que não só foi capaz de aguentar uma viga de concreto, como também segurou um carro de 362 kg.

Como isso ocorreu?

Apesar de não ser exatamente uma novidade, a técnica funciona do mesmo modo que as paredes de rodovias permanecem erguidas.

Existe uma tensão nos reforços que cria uma pressão de confinamento no solo, o que faz com que a areia seja capaz de suportar tanto peso.

Em seguida, confira o vídeo completo do canal, onde é demonstrado todas os testes que foram realizados:


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Practical Engineering

Fonte: Mashable e Yahoo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo