Inovação

Espirre um pouco deste produto e transforme o deserto em terra fértil

O tratamento de um produto é capaz de transformar deserto em terra fértil, criado para combater os impactos da desertificação, pois aproximadamente 12 milhões de hectares de terras produtivas morrem anualmente devido à seca, à degradação da terra e também do solo.

Esse produto é uma tecnologia patenteada, chamada de Liquid Nanoclay (ou LNC), produzida e inventada pela empresa norueguesa Desert Control, que atualmente está operando no Oriente Médio e é 100% natural à base de minerais.

A tecnologia não só é capaz de melhorar a saúde de um solo arenoso e árido, como também reduz a salinidade.

Para que o produto funcione, é preciso somente algumas horas para que o produto comece a agir. No entanto, o seu tratamento é maior, durando cerca de 5 anos.

Deserto em terra fértil: como?

O LNC mistura nanopartículas da argila com água no local, para que então o produto seja aplicado diretamente na areia do deserto.

As partículas primárias da argila são processadas em flocos de nano partículas, que são moldadas em um chip de 1-2 nm de espessura com diâmetros de até 300 nm.

Ao aplicar o produto, é criada uma camada no solo de 20 polegadas (cerca de 50 cm) de profundidade, responsável por agir como uma espécie de esponja.

O produto pode ser derramado diretamente na superfície, visto que a argila se infiltra imediatamente no solo do locado e formando ligações entre os minerais.

Essa “esponja” não só absorve a água e nutrientes da irrigação, como também a retém, permitindo que as áreas sejam tratadas com menos de dois kg de argila por metro quadrado.

Benefícios do produto

Além de ser um produto com efeito rápido, sua principal característica e benefício está em reduzir as necessidades de água para irrigação em 50%, melhorando também a produção.

O produto também é capaz de agir em diversas situação, como:

  • cultivo;
  • agricultura;
  • produção de alimentos;
  • recuperação de terras degradadas e desertificadas;
  • reflorestamento;
  • vegetação comercial;
  • entre outros.

Futuro da tecnologia

De acordo com Kristian Sivertsen, CEO da Desert Control, qualquer área do mundo com solo arenoso e exposta à desertificação poderá se beneficiar com a tecnologia.

Sivertsen também declarou que mais de 110 países estão na lista das Nações Unidas para a exposição à desertificação.

Por fim, o empresário deixou claro que o processo está em estágio inicial, sendo o principal objetivo aumentar a capacidade de produção, industrializar unidades de fábricas que sejam móveis para então comercializar em escala real.]


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Compre Rural

Fonte: Mashable e Telangana Today

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo