Inovação

Carro elétrico estilo Batmóvel pode ser produzido em massa, com 100% energia solar

Recentemente, a Startup Aptera Motors lançou um projeto de carro elétrico movido a energia solar. O modelo pode ser o primeiro a ser produzido em massa no mundo. Com isso em mente, a empresa resolveu inovar também na aparência: uma referência ao estilo do Batmóvel, carro do personagem da série de 1960.

Carro elétrico com eficiência?

Sendo assim, o Aptera, modelo de mesmo nome da empresa, é um carro compacto, contando com apenas três rodas. O exterior tem aproximadamente 10 metros quadrados de células solares.

Além disso, sobre o desempenho, os desenvolvedores acreditam que ele possa surpreender. Em suma, esperam que mesmo sendo um carro elétrico movido à energia solar, ele tenha uma boa eficiência. Desta maneira, a previsão é de que ele atravesse 65 kms em dias ensolarados, sem nuvens.

Essa não foi a ideia inicial

Inicialmente a ideia não era produzir um carro elétrico movido à energia solar. Com isso em mente, os desenvolvedores Chris Anthony e Steve Fambro queriam criar um carro que fosse mais eficiente. Ainda assim, os fundadores da empresa e do modelo acreditavam que os carros elétricos possuíam mais vantagens que os movidos à gasolina.

Nesse contexto, os criadores do Aptera afirmam que os carros elétricos apresentam muito mais eficiência. De fato, os elétricos perdem mais ou menos 20% de energia recebida em média. Por outro lado, os carros movidos à combustão apresentam perda de 72% de energia recebida.

Quais as vantagens de um carro elétrico movido à energia solar?

Tendo em mente que a criação desse modelo é totalmente voltada para a eficiência, ainda não sabemos qual a reação do mercado ao seu exterior. Enquanto que os desenvolvedores se preocupam com a aceitação do design pelo público, observamos algumas vantagens do Aptera:

  • Primeiramente, ele é 13 vezes mais eficiente que uma caminhonete movida à gasolina;
  • Além disso, possui potência 4 vezes maior que um carro elétrico médio;
  • E ainda usa 90% de toda a energia captada pelas células solares para que ele se mova.

Portanto, um carro com tantas qualidades e eficiência pode realmente cair no gosto do público. Nesse contexto, o preço também pode ser um fator de decisão. A avaliação de valor do Aptera hoje está em U$25.900 (aproximadamente R$147.000,00). Ainda que essa não seja a ideia inicial, não podemos negar que o Aptera é uma promessa criativa para o mercado de automóveis.

Foto destacada: Chris Anthony e Steve Fambro, fundadores da Aptera Motors. Fonte: Aptera Motors/Divulgação



Gostou do conteúdo? Clique aqui para saber mais sobre modelos de carros inovadores.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo