Empresa desenvolve carro elétrico 4×4 com autonomia de 1000 km
A Fresco Motors, startup norueguesa de carros elétricos, desenvolveu um carro elétrico 4×4 com autonomia de 1000 km em uma única carga e que conta com espaço para até oito pessoas.
O Fresco XL é voltado para off-road e tem como diferencial sua grande autonomia, além de também poder “devolver” energia à rede elétrica, bastando conectar o 4×4 a rede de casa.
A startup ainda não divulgou detalhes técnicos do modelo, porém conta com design inovador, com uma bateria “extragrande”, que deve ser empilhada duas vezes para que o 4×4 consiga capacidade máxima de armazenamento.
Carro elétrico 4×4 funciona como unidade de backup
De acordo com o COO e Membro do Conselho da Fresco, Adrian Kristofer Locklindh, no caso de o proprietário precisar de energia, é possível conectar o modelo à rede da casa.
Devido a sua grande bateria, ele funcionará principalmente com uma unidade de backup, sendo uma inovação no setor para um carro elétrico 4×4.
O modelo conta com um motor elétrico atuando em cada eixo, pois segundo o CEO da Fresco Motors, Espen Kvalvik, é assim que se adquire uma melhor tração em estradas escorregadias.
Segundo Locklindh, o modelo irá ser equipado com aros aerodinâmicos, a fim de garantir uma alta eficiência energética e também uma maior autonomia, assegurando os 1000 km de autonomia em uma única carga.
A empresa da Noruega já publicou um vídeo no Youtube exibindo mais sobre o que os clientes podem esperar do Fresco XL:
Modelo já está com pré-encomendas abertas
As pré-encomendas para o carro elétrico já estão abertas por 1 mil euros (aproximadamente R$ 6.000,00 em conversão direta, no câmbio atual).
Quando finalizado, o Fresco XL deverá ser vendido por volta de 100 mil euros, cerca de R$ 600 mil, sem considerar taxas e impostos de uma possível importação do veículo.
O nome “Fresco XL” é em homenagem a Jacque Fresco, um engenheiro social, autodidata projetista industrial, escritor, futurologista, professor e inventor que atuou nas mais diversas áreas.
–
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Fresco Motors