Empresa divulga detalhes do primeiro motor de hidrogênio para aviões supersônicos
A Hypersonix, empresa australiana especializada na construção de motores aeronáuticos, anunciou detalhes do primeiro motor de hidrogênio para aviões supersônicos.
Segundo a empresa, eles encontraram o material ideal para seu motor a hidrogênio Spartan, onde utilizará apenas materiais ecológicos.
De acordo com a Hypersonix, a empresa usará Compósitos de Matriz de Cerâmica (CMC) para produzir o motor, que deverá ser o responsável por acelerar a aeronave hipersônica Delta-Velos acima da velocidade de Mach 5.
Saiba mais sobre o primeiro motor de hidrogênio para aviões supersônicos
Para que um voo seja considerado hipersônico, ele deve atingir ou ultrapassar a velocidade de Mach 5, aproximadamente 6.000 km/h.
Para Michael Smart, diretor de tecnologia da Hypersonix, os motores Scramjet, que são motores para aplicações hipersônicas, dependem da queima de combustível e oxigênio no ar para produzir o impulso.
Segundo o diretor, o motor Spartan de hidrogênio verde, ao utilizar o CMC, irá resistir às altas temperaturas, suportando assim os veículos hipersônicos.
Outras informações divulgadas são que a carga em alta temperatura dura apenas cerca de 20 minutos por voo, e para reutilizar, pelo menos 30 ciclos serão suficientes.
Os Compósitos de Matriz de Cerâmica contam com uma alta relação resistência-peso, mesmo em alta temperatura, além de também possuir uma alta resistência ao choque térmico e durabilidade.
Sobre a Hypersonix
Embora o Spartan seja um conceito desenvolvido para a aeronave hipersônica da empresa, o Delta-Velos, a empresa é dedicada à fabricação de motores.
A Hypersonix desenvolveu parcerias com universidades, com a Boieing, BOC Ltd, uma fornecedora de hidrogênio e também com a Siemens, que fornecerá os sistemas de simulação computacional de dinâmica de fluidos.
Smart diz que o objetivo da empresa é fornecer ao mercado motores hipersônicos duráveis. “Nosso principal conhecimento está em motores a jato scram e como desenvolver aeronaves hipersônicas duráveis. Estamos buscando ativamente pesquisa e desenvolvimento, bem como durabilidade e resistência a altas temperaturas para veículos lançadores de uso geral,
Smart informou que o principal objetivo da empresa é fornecer motores hipersônicos sustentáveis ao mercado, buscando ativamente para veículos lançadores multiuso, motores e seus componentes:
- Pesquisa;
- Desenvolvimento;
- Durabilidade;
- Resistência a altas temperaturas.
O diretor de tecnologia da empresa australiana também ressaltou que o conhecimento chave da empresa está nos motores a jato scram, além do desenvolvimento de aeronaves hipersônicas sustentáveis.
–
Fonte: Mundo Conectado
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hypersonix