Jetson One: o carro voador de 86kg que passa dos 100km/h e chegará aos compradores em 2022
O carro voador batizado de Jetson One deverá começar a ser entregue aos clientes já no próximo ano (2022), sendo um veículo para apenas uma pessoa.
O lançamento está ocorrendo após anos de testes e validações, sendo que a venda desse primeiro lote está limitada a apenas 12 unidades.
A criadora desse veículo é a empresa sueca Jetson, que criou o modelo em 2018, sendo inspirado nos carros voadores do desenho animado “Os Jetsons”.
As claras diferenças do Jetson One e os carros que apareciam no desenho, está em ter um chassi aberto, modular e quatro rotores.
O carro voador Jetson One tem novas entregas para 2023
Apesar do primeiro lote ainda não ter sido entregue, a empresa sueca já anunciou que o segundo lote contém apenas cinco unidades, e já está em produção.
Segundo a Jetson, as entregas desse segundo lote estão previstas para o ano de 2023, e dois desses cinco veículos já foram vendidos.
O valor do Jetson One é de US$ 92 mil cada (o equivalente a cerca de R$ 510 mil em conversão direta, com o câmbio atual).
Conheça mais sobre o modelo
O modelo criado pela companhia sueca é feito inteiramente em alumínio e fibra de carbono, com um peso estimado em 86 kg, capaz de voar até 102 km/h por até 20 minutos.
Além disso, um dos recursos interessantes do Jetson One é sua altitude limitada eletronicamente, sendo equipado com sensores LiDAR para a prevenção de possíveis colisões.
De acordo com a empresa, a Jetson é uma companhia que tem como principal objetivo mudar a forma como viajamos, ao tornar os céus disponíveis para todos, com um veículo aéreo elétrico pessoal seguro.
A empresa destaca que a segurança é a prioridade número 1, contando com diversos diferenciais no carro voador, sendo eles:
- Pode voar com segurança mesmo com a perda de um motor;
- Hover “hands free” (mãos livres) e funções de emergência;
- Computador de voo triplo redundante;
- Para-quedas balístico com rápido tempo de implantação;
- Rastreamento de terreno conduzido por sensores Lidar e prevenção de obstáculos.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Jetson