Inovação

Siemens Gamesa bate recorde com a maior turbina eólica do mundo e desbanca a GE

A Siemens Gamesa bateu o recorde com a maior turbina eólica do mundo, desbancando a General Electric (GE) e atingindo um novo marco para a energia renovável.

Siga-nos no Instagram

A maior e mais poderosa turbina eólica do mundo, o SG 14-222 DD, conta com uma potência nominal de 14 MW e rotor de 222 metros e já está funcionando.

O fabricante instalou a nova turbina em Osterild, um centro de testes de energia eólica que fica localizada na Dinamarca, e a sua produção em série está agendada para 2024.

 

Maior turbina eólica do mundo conta com “Power Boost”

 

A turbina eólica da GE que detinha o recorde era a Haliade-X, com uma potência nominal de 12 MW, atualmente conectada ao Porto de Roterdã.

Além de sua versão “normal” contar com uma potência de 14 MW, o SG 14-222 DD também conta com uma versão otimizada com Power Boost, em que atinge até 15 MW.

O rotor para 222 metros foi aumentado em comparação a versão anterior criada, o que também trouxe pás de 108 metros de comprimento, se tornando a maior turbina eólica do mundo.

Com um diâmetro do rotor maior, a turbina da Siemens Gamesa gera até 25% mais AEP do que a antecessora, com uma área de varredura que atinge até 39.000 metros quadrados.

 

 

Sustentabilidade no SG 14-222 DD

 

A turbina traz alguns recursos sustentáveis, como é o caso de suas pás, que são totalmente recicláveis com a tecnologia da RecyclableBlade.

A RecyclableBlade utiliza uma tecnologia já comprovada pela IntegralBlade®, utilizando o mesmo processo de fabricação, porém alterando o tipo de resina utilizada.

A nova resina criada é tão forte e confiável quanto a anterior, porém com mais benefícios que permitem a sua reciclagem: quando chegar ao final de seu ciclo de vida, os materiais de cada pá poderão ser reutilizados em novas aplicações de fundição, após a separação.

Além disso, cada pá de fibra de vidro é fabricada em uma única peça, e por isso todas as pás são de extrema qualidade e resistência, trazendo uma maior confiabilidade.

Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Siemens Gamesa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo