Notícias

Power Ark 100: o navio com turbinas eólicas que irá gerar energia com ventos de qualquer lugar

O Power Ark 100 é um navio com turbinas eólicas da empresa japonesa PowerX, que é especializada em soluções para energia elétrica.

Siga-nos no Instagram

O navio que ainda está em desenvolvimento deverá gerar energia com ventos de qualquer lugar, se tornando um “parque eólico offshore” ambulante.

Atualmente, os parques offshore sofrem alguns obstáculos, pois as pás eólicas ficam instaladas em alto-mar estáticas, havendo limitações com a profundidade da região para instalação dos equipamentos.

Com o Power Ark 100, essas limitações seriam superadas, sendo também possível aproveitar ventos fortes de outras localidades.

Adequado para recarregar submarinos: o Japão cria um recipiente de armazenamento de eletricidade

Primeiro protótipo do Power Ark 100 deverá chegar em 2025

 

De acordo com a Power X, o primeiro protótipo do navio deverá chegar em até quatro anos, através de um investimento de US$ 8,86 milhões somente neste primeiro protótipo.

Caso o projeto seja um sucesso, navios ainda maiores e com maior capacidade de armazenamento devem ser criados, uma vez que o modelo de estreia deverá conter 1 GHw.

No futuro, a PowerX afirma que poderá chegar a embarcações com até 5 GHw, que atualmente são projetadas como um trimarã (com três cascos) de 100 metros de comprimento, movido por um motor elétrico com autonomia de 300 km, também tendo um backup de biodiesel.

A energia deverá ser armazenada em células especiais, responsáveis por abastecer até 22 mil residências do Japão por dia, com apenas uma única viagem.

Para a criação desse navio eólico, a empresa japonesa firmou parceria com outra empresa nacional, a Imabari Shipbuilding, de construção naval.

De acordo com Yukito Higaki, presidente da Imabari, a concretização de uma sociedade descarbonizada é um ponto importante para as indústrias de construção naval e marítima enfrentarem.

O presidente também ressaltou que a empresa vê a aliança como uma excelente oportunidade para investir e formar parceria com a PowerX, que assume o desafio com uma abordagem diferente de outras indústrias do segmento.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução PowerX

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo