Notícias

China falha em lançamento de foguete e tem prejuízo de dois satélites perdidos no acidente

A China falhou no lançamento do foguete Kuaizhou-1A, da empresa comercial Expace, e acabou tendo o prejuízo de dois satélites perdidos no acidente.

Siga-nos no Instagram

O Kuaizhou-1A não conseguiu entrar em órbita após seu lançamento, que ocorreu às 10h no horário local, nessa última quarta-feira (15).

No foguete, haviam dois satélites do Geespace, que tinham como objetivo testar a assistência de navegação autônoma, porém foram perdidos com a queda.

Segundo o Space News, o Kuaizhou-1A decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, uma base que pertence à Administração Espacial Nacional Chinesa.

 

Dois satélites perdidos devido ao foguete

 

De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, o foguete voou de forma anormal, e por isso a missão de lançamento falhou, porém, as razões específicas já estão sendo investigadas e analisadas.

O fracasso não é um dos primeiros da Expace, que já havia apresentado no ano passado algumas falhas no mês de julho, durante o primeiro e único lançamento do foguete Kuaizhou-11.

Além da falha em julho, também houveram falhas em setembro, quando ocorreu a primeira tentativa de lançamento do Kuaizhou-1A.

Após os dois episódios fracassados, o foguete teve uma sequência de três lançamentos que foram bem sucedidos em três meses seguidos, sendo eles setembro, outubro e novembro deste ano.

 

Falhas de lançamento de foguetes na China

 

O fracasso do Kuaizhou-1A foi registrado como a terceira falha de lançamento realizado no país neste ano (2021), entre os 51 que foram lançados.

Somente no início deste ano, a China conseguiu bater o seu recorde nacional ao lançar 39 lançamentos em um único ano, o que foi alcançado em 2018 e em 2020.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução CNSA/OurSpace

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo