Notícias

Drones equipados com antenas de transmissão levam 5G para vítimas em áreas inundadas na China

Devido a fortes chuvas nos últimos dias na província de Henan, na China, drones foram equipados com antenas de transmissão 5G.

Siga-nos no Instagram

O Wing Loong II é o modelo que está levando 5G para as áreas inundadas, a fim de disponibilizar internet 5G para as vítimas das enchentes.

As responsáveis pela ação de transmitir o 5G foram as próprias operadoras de telefonia móvel, que enviaram os drones para sobrevoar a região desde o início desta semana.

O principal objetivo da ação é que qualquer pessoa que esteja com o celular minimamente carregado possa se conectar à internet para pedir ajuda.

Devido a forte chuva, diversos locais sofreram uma queda brusca de sinal, inviabilizando que a ação ocorra sem a ajuda dos drones, que estão equipados com antenas e equipamentos de sinal de internet.

Drones equipados com antenas de transmissão tem autonomia de até 32 horas

A autonomia dos drones é um dos grandes chamativos do modelo Wing Loong II, com até 32 horas de operação sem ser preciso reabastecer o veículo.

O drone, que é capaz de transmitir o sinal de internet em um raio de até cinco quilômetros que está voando em baixa altitude, também está sendo utilizado para outra função: o envio de itens básicos de sobrevivência a áreas que foram isoladas pelas tempestades.

Os drones utilizados não são similares aos drones normais, uma vez que pesam aproximadamente quatro toneladas e podem carregar até 480 quilos de equipamentos.

Origem dos drones

Os drones Wing Loong II foram desenvolvidos pela empresa estatal chinesa Chengdu Aircraft para fins militares.

Entre as suas funções principais, está:

  • Facilitar comunicação de tropas;
  • Levar alimentos e medicamentos para soldados em ambiente de combate;
  • Bombardear inimigos;
  • Entre outros.

O Wing Loong II já foi até mesmo exportado para outros países, como os Emirados Árabes Unidos, Egito, Nigéria, Marrocos e também para a Sérvia.


Fonte: Olhar Digital e Wikipedia

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Chengdu Aircraft

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo