Notícias

GE realiza primeiro voo com novo motor de avião turboélice impresso em 3D

A GE Aviation anunciou que realizou seu primeiro voo com seu novo motor de avião turboélice, que também é o primeiro de seu tipo devido ao componente impresso em 3D.

Siga-nos no Instagram

O voo durou aproximadamente uma hora e quarenta minutos, atingindo mais de 3 mil metros de altitude em uma velocidade máxima de 420 km/h.

Antes de realizar esse primeiro teste, o motor já havia passado por mais de 2.600 horas de operação em testes de solo, realizados pela empresa.

Novo motor de avião turboélice terá certificação até final de 2022

De acordo com o gerente geral da empresa para programas de motores turboélice, Paul Corkery, o teste foi descrito como “impecável”.

Corkery ressaltou que caso tudo ocorra como esperado, a empresa deverá obter a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) para o motor até o final do ano que vem.

A GE Aviation também afirmou que este é o primeiro projeto turboélice original que entrará no mercado de aviação executiva e geral em mais de 50 anos.

Segundo o gerente da GE, há boas expectativas no mercado de aviação, tanto comercial quanto geral, e o projeto está abrindo espaço para aplicações de defesa também, como drones.

Também já foram anunciados os clientes para o motor Catalyst da classe de 1.300 shp, sendo eles a Textron Aviation (para o Beechcraft Denali turboélice single) e a XTI, que deverá usar o motor como parte do motor híbrido da TriFan 600 VTOL.

Saiba mais sobre o Catalyst

Motor turbo-hélice Catalyst

O motor havia sido anunciado em 2015, como um motor turboélice com objetivo de atender às necessidades de energia na faixa de 850 a 1.600 shp (cavalos de potência de eixo).

A unidade é controlada através de um sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), responsável por tornar a experiência de operação similar à de um jato.

Por ser impresso em 3D, o motor traz uma economia chamativa, além de apresentar uma taxa de pressão geral de 16:1.

Como resultado, o motor poderá consumir até 20% menos combustível, também obtendo 10% mais potência de cruzeiro quando comparado com concorrentes da mesma classe e tamanho.

Corkery também chamou a atenção para a tecnologia adquirida dos programas de motores maiores da GE, também empregada nesse novo motor turboélice.

Entre essas tecnologias, estão os compressores de geometria variável, com uma melhor taxa de lapso de potência.

No próximo ano, a GE Aviation também começará a usar o Catalyst em suas células de teste no próximo ano, utilizando uma mistura de 50% de combustível de aviação sustentável.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução GE Aviation

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo