Notícias

Inscrições abertas para o Desafio Jovem Empreendedor Sebrae 2024 com temática de audiovisual

Para você interessado em desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho e dar um salto na sua carreira, trouxemos uma dica incrível. No mundo da engenharia e inovação, estar sempre à frente é um diferencial. 

Siga-nos no Instagram

Por isso, participar do Desafio Jovem Empreendedor Sebrae 2024 pode ser a oportunidade que você estava buscando para não apenas aprimorar suas competências técnicas, mas também suas habilidades de gestão, criatividade e trabalho em equipe. Este desafio não é apenas uma competição, é uma chance de vivenciar o mundo empresarial de forma educacional e inovadora, estimulando o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Então, se você é estudante do Ensino Médio, Técnico, Profissionalizante ou Superior (qualquer curso) dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe, fique atento aos detalhes a seguir e não perca a chance de se inscrever!

A competição é um jogo virtual, de caráter educacional, que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Os interessados podem se inscrever até 15 de março pelo site.

Em 2024, o tema do desafio será Economia Criativa – a Indústria Audiovisual, setor que desempenha um papel importante no Brasil, não apenas como uma fonte de entretenimento, mas também como um veículo poderoso para expressar e preservar a rica identidade cultural do país. 

As equipes deverão produzir um curta-metragem, com elaboração da criação do roteiro, storyboard, gravação, edição do vídeo e apresentação de um pitch do filme para uma banca de jurados especialistas na área.

As equipes serão formadas por no mínimo dois ou no máximo três estudantes e um professor mentor conforme o nível em que estão matriculados nas mesmas instituições de ensino. 

De acordo com o regulamento, um dos integrantes da equipe será definido como líder, que terá a incumbência de indicar o mentor até o final da primeira fase da competição.

O desafio terá quatro fases, divididas em duas etapas – uma estadual (virtual) e outra nacional (presencial). A disputa utiliza um software de gerenciamento que avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. 

As ações serão avaliadas em relação aos concorrentes, o que resultará em uma pontuação para as equipes até o fim de cada rodada. Em seguida, será somada a pontuação das atividades, chamadas de missão. Ao fim de cada fase, o acumulado de pontos será determinante para a geração do ranking.

“Ao proporcionar o acesso às experiências práticas e educacionais na produção audiovisual, o desafio estimula os jovens a contar suas próprias histórias, preservar tradições e contribuir para nossa diversidade cultural. Investir no desenvolvimento dessas habilidades não apenas impulsiona a indústria, mas também nutre uma geração de talentos capazes de perpetuar e enriquecer a produção brasileira por meio das lentes da criatividade e da inovação”, ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora (UEDE) do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Premiação

Promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae BA, Sebrae SE e Sebrae Nacional, em parceria com a Inova GS, o desafio está em sua quinta edição. Em 2023, contou com a participação de 1.213 equipes, demonstrando seu sucesso e relevância.

Os finalistas da etapa estadual serão anunciados em 5 de maio, e a emocionante fase nacional acontecerá de 14 a 17, na Bahia. Além do reconhecimento, os vencedores serão premiados com troféus, medalhas, certificados e viagens nacionais, entre outros, cujos detalhes serão divulgados posteriormente. 

“A competição é uma plataforma para desenvolver habilidades interpessoais, análise crítica e prática, motivando os participantes a entenderem as consequências de suas ações em um ambiente seguro e educativo”, conclui Fabiana.

INSCREVA-SE NO DESAFIO: https://desafiojovemempreendedor.com.br

e acompanhe as redes sociais do Desafio: https://www.instagram.com/desafiojovemempreendedor 

LIVE DE LANÇAMENTO com participação da atriz, apresentadora e diretora Danni Suzuki, acontece através do canal do YouTube CERSebrae, no dia 20/02/2024, às 19h00. Está Imperdível!
Acesse aqui: https://youtube.com/live/OjoiWkjgofQ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo