CuriosidadesNotícias

Pegadas de dinossauros são descobertas no interior de São Paulo

Pesquisadores liderados pelo Museu de Zoologia da USP e pela Universidade Federal de Uberlândia encontraram um achado paleontológico impressionante no interior de São Paulo: pegadas de dinossauros datando de 90 a 100 milhões de anos atrás. O achado é particularmente notável não apenas pelo tipo de registro, mas também pela época que representa, sendo uma janela única para o passado pré-histórico do Brasil.

Siga-nos no Instagram

Principais detalhes:

  • A equipe de pesquisadores encontrou pegadas de dinossauros preservadas em uma rocha na cidade de General Salgado, São Paulo.
  • Essas pegadas são testemunhos de animais que viveram entre 90 e 100 milhões de anos atrás.
  • As pegadas pertencem a três tipos diferentes de dinossauros: um terópode, um saurópode e um ornitópode.
  • A cidade de General Salgado está localizada no interior de São Paulo, próximo à fronteira com Mato Grosso do Sul.
  • As pegadas foram encontradas em uma rocha com cerca de 100 quilos, parte de um bloco maior dividido em três partes.
pegadas de dinossauros
Imagem: reprodução/Folha de São Paulo

O terópode, o primeiro tipo de dinossauro identificado, é conhecido por sua postura bípede e inclui carnívoros notáveis, como o Tiranossauro Rex e o Velociraptor. Os outros dois dinossauros, um saurópode e um ornitópode, provavelmente pertenciam ao grupo dos herbívoros. Os saurópodes são quadrúpedes, enquanto os ornitópodes são bípedes.

No entanto, a falta de outros restos fósseis ou pegadas nas rochas torna difícil identificar as espécies específicas com certeza. As interpretações finais dependerão de análises posteriores em laboratório.

Além disso, está em andamento uma expedição mais ampla, chamada “Trilha dos Dinossauros”, que visa encontrar registros adicionais de dinossauros em diferentes regiões de São Paulo.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo