Notícias

Pesquisadores encontram incrível cérebro fossilizado de 310 milhões de anos

Pesquisadores norte-americanos encontraram um cérebro fossilizado de 310 milhões de anos, de um caranguejo-ferradura, em Illinois, nos Estados Unidos.

Siga-nos no Instagram

Segundo o estudo publicado no jornal científico Geology, a descoberta foi responsável por revelar novas informações sobre a evolução dessas criaturas.

O molde do cérebro fossilizado que foi encontrado estava em condições de terreno propícias para a preservação dos tecidos moles, e por isso o fóssil estava em um estado ótimo.

Os caranguejos-ferradura são comuns, porém esta é a primeira e única evidência de um cérebro em um fóssil dessa criatura, segundo Russel Bicknell, paleontólogo da Universidade da Nova Inglaterra ao Live Science.

Cérebro fossilizado de 310 milhões de anos é na verdade um molde

Atualmente, há quatro tipos de caranguejos-ferradura ainda vivos atualmente, todos com exoesqueletos similares, 10 pernas e a cabeça em formato de “U”.

No entanto, apesar dos 300 milhões de anos, o cérebro encontrado ainda é muito parecido com as formas modernas dos animais aracnídeos.

Bicknell explicou que o cérebro é na verdade um molde, uma vez que o cérebro se decompôs no decorrer do tempo e foi substituído por uma caulinita endurecida com argila mineral.

Essa caulinita (mineral proveniente do caulim) endurecida foi a responsável por criar o molde semelhante ao do cérebro do animal.

Mais procuras

Os pesquisadores devem agora procurar mais cérebros antigos no local, que podem também estar em depósitos do riacho Mazon.

O terreno foi o principal responsável por fornecer condições para a fossilização de tecidos moles bem-preservados, e por isso há a expectativa de encontrar mais.

De acordo com Bicknell, os cérebros dos tecidos moles são muito propensos a ter uma decomposição rápida, sendo necessário um ambiente muito especial:

“Para que sejam preservados, são necessárias condições geológicas muito especiais ou, então, que estejam acondicionados em um fragmento de âmbar.”

Russel Bicknell

Fonte: Notícias Uol

Imagem em destaque: Foto/Reprodução

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo