Notícias

Primeiro lançamento da SpaceX de 2022 levou 49 novos satélites da Starlink

O primeiro lançamento da SpaceX de 2022 ocorreu na manhã dessa última quinta-feira (6), onde um foguete Falcon 9 carregou 49 novos satélites da Starlink.

Siga-nos no Instagram

O foguete decolou do Complexo de Lançamento 40, da Estação da Força Espacial dos Estados Unidos, localizado em Cabo Canaveral, na Flórida, às 18h49 (no horário de Brasília).

O pouso na balsa chamada “A Shortfall of Grabitas”, no litoral da Flórida, ocorreu após nove minutos do lançamento, enquanto a liberação dos satélites em órbita foi confirma pela empresa após 1 hora e 20 minutos da decolagem.

Os satélites enviados contam com um sistema de intercomunicação a laser, que será responsável por acelerar a transferência de dados, além de reduzir a latência para os usuários na Terra.

Com esse sistema, os satélites serão capazes de repassar dados diretamente entre si, não havendo a necessidade do uso de estações e infraestrutura em solo como intermediários.

Primeiro lançamento da SpaceX, seguidos de muitos outros

 

O próximo lançamento da empresa já está marcado para a próxima quinta-feira (13), quando um Falcon 9 fará um lançamento compartilhado (rideshare) de diversos satélites de pequeno porte.

No dia 24 deste mês, também haverá outro lançamento utilizando outro Falcon 9, que lançará um satélite de reconhecimento por radar, o COSMO-SkyMed Second Generation, para a agência espacial da Itália.

De acordo com alguns analistas, neste ano, a SpaceX deverá dobrar seu desempenho em relação ao ano anterior (2021), sendo capaz de chegar a até 60 lançamentos (5 por mês).

Em 2021, a empresa já havia quebrado seu próprio recorde ao lançar um total de 31 missões, todas utilizando o mesmo modelo de foguete, o Falcon 9.

A expectativa de dobrar esses lançamentos neste ano se dá devido ao lançamento de alguns Falcon Heavy, que não voam na SpaceX desde 2019.

Além disso, também haverá o lançamento do maior foguete da história, em um sistema composto pela Starship e Super Heavy, em seu primeiro voo orbital.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter/Elon Musk

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo