Notícias

Citroen Ami: o carro elétrico francês que não exigirá CNH e deverá ser lançado no Brasil

O Citroen Ami é um carro elétrico da marca francesa que deverá ser lançado no Brasil, sendo considerado na Europa como um “quadriciclo”.

Siga-nos no Instagram

Entretanto, o veículo elétrico está entre os mais lentos do mundo, e por isso também não exige uma CNH comum, e sim somente uma licença chamada AM.

Essa licença, na Europa, é oferecida para os condutores com idade mínima de 14 anos que desejam conduzir motocicletas e quadriciclos leves, que são os com potência menor do que 50 cm³.

Citroen Ami

Citroen Ami tem motor de apenas 8 cavalos

 

Entre as informações do veículo, está a sua bateria de 5,5 kWh, que o deixa com uma autonomia total por carga de 70 quilômetros.

Além disso, seu motor é de apenas 8 cavalos, fazendo com o que o veículo seja um dos mais lentos do mundo, devido a sua velocidade máxima de 45 km/h.

Considerado um sucesso de vendas na Europa, o veículo é vendido da seguinte forma:

  • Pagamento de uma taxa inicial de aproximadamente R$ 21.800;
  • Valor mensal de cerca de R$ 127.

No continente, o veículo está sendo utilizado em uma parceria com a Sojadis, sendo um carro de autoescolas, havendo também a instalação de pedais de acelerador e freio para instrutor.

Já na Grécia, em Chalki, o modelo pertence a frota policial da área da ilha, sendo personalizado para equipar as rondas da guarda costeira e também da polícia local.

Segundo as informações divulgadas, os carros foram locados gratuitamente durante o período de 48 meses às autoridades do local.

Como seria no Brasil?

 

Apesar da licença AM ser a partir de 14 anos na Europa, aqui no Brasil essa idade seria aumentada para a partir de 16 anos, caso seja considerado também um veículo leve.

A presidente da Citroen para a América Latina, Vanessa Castanho, em entrevista ao InsideEVS, revelou que pensa em trazer o veículo elétrico para o Brasil.

Entretanto, ela revelou que primeiro deverá verificar como funcionará a legislação, pois caso seja enquadrado como carro, deverá sofrer alterações.

Entre essas alterações, está a instalação de um airbag duplo, o que aumentaria o custo do veículo e deverá inviabilizar seu lançamento no Brasil.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Citroen

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo