Notícias

Furnas inaugura usina de hidrogênio verde com sistema de energia solar

A FURNAS inaugurou a sua usina de hidrogênio verde com sistema de energia solar, na usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Siga-nos no Instagram

O projeto com a BASE Energia Sustentável, conta com a capacidade de gerar 1 MW através de dois conjuntos de placas fotovoltaicas, sendo um no solo e outro flutuante sobre a água do reservatório.

A BASE em parceria com a FURNAS criou essa usina de hidrogênio verde, sendo o principal responsável um eletrolisador que, quando recebe energia que foi gerada pelo sistema fotovoltaico, produz hidrogênio verde.

Esse hidrogênio, então, é armazenado em um tanque especial e utilizado para a produção de energia através de uma célula de combustível.

Inicialmente, nesta primeira etapa, foi instalada a planta fotovoltaica com capacidade para produção de 1000 kWp (200 kWp das placas flutuantes 800 kWp das placas em solo).

Segundo as informações divulgadas, a UHE Itumbiara foi escolhida devido seus bons índices para geração solar e devido ao reservatório de acumulação adequado para os painéis flutuantes.

 

Usina de hidrogênio verde foi inaugurada no dia 8 de dezembro

 

A inauguração ocorreu na última quarta-feira (8), e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, não pode comparecer ao evento, sendo representado pelo diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do MME, André Luiz Rodrigues Ozório.

Além disso, a diretoria de FURNAS foi representada, por:

  • Caio Pompeu de Souza Brasil Neto (Finanças);
  • Francisco Arteiro (Operação e Manutenção);
  • José Alves (Regulação e Comercialização);
  • Pedro Brito (Gestão Corporativa);
  • Sidnei Bispo (Engenharia).

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento pretende trazer conhecimentos para o setor elétrico do Brasil, além de contribuir para a transição da matriz energética do país.

O principal objetivo de Pesquisa e Desenvolvimento do projeto é testar o armazenamento de energias sazonais e intermitentes, além de sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O projeto teve um investimento estimado em cerca de R$ 45 milhões, com a parceria e apoio de muitas outras empresas além da BASE, como:

  • PV Solar;
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade de Campinas (Unicamp);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (Senai-GO);
  • Universidade de Bradenburgo (Alemanha);
  • Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).

Fonte: Revista OE  e Canal Energia

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo