Notícias

Protótipo de turbina eólica voadora produz energia pela metade do preço convencional

Um protótipo de turbina eólica voadora, capaz de produzir energia pela metade do preço convencional foi criado pela empresa alemã Kitekraft.

Siga-nos no Instagram

Atualmente, a energia eólica ainda é uma opção menos viável quando comparada com a geração utilizando energia solar, mas diversas empresas tentam mudar essa realidade.

A startup alemã anunciou que o protótipo se trata de um “marco importante” em direção ao primeiro produto de 100 kW da empresa.

O protótipo foi testado no mês passado, porém a empresa ainda não está satisfeita com o resultado final, buscando encontrar um “equilíbrio e design final” para o produto.

Protótipo de turbina eólica voadora necessita 10 vezes menos materiais

De acordo com a Kitekraft, o grande diferencial de seu produto é o fato da turbina eólica voadora necessitar de até 10 vezes menos materiais para ser construída.

Como resultado, o custo de fabricação dessa tecnologia é reduzido em cerca de 50% em escala de megawatt, tornando-se muito vantajoso.

Outro benefício do equipamento é quanto a pegada de carbono, que é bem menor em comparação às usinas comuns.

A tecnologia é considerada uma “aeronave autônoma”, onde é capaz de gerar energia através de oito rotores pequenos inclusos, onde toda eletricidade gerada é transferida para uma estação em solo.

A eletricidade gerada pelo equipamento é transferida por um cabo de alta tensão, sendo possível verificar o teste do protótipo e entender mais sobre como a tecnologia funciona no vídeo abaixo:

Futuro do projeto

Segundo o CEO da empresa, Florian Bauer, o protótipo deverá ser adaptado para ser utilizado em estações offshore, pois somente é preciso de uma estação terrestre para a pipa.

Bauer destacou que não há necessidade de uma fundação, como uma torre que vai até o fundo do mar, sendo possível usar uma boia flutuante como estação terrestre para a pipa.

No futuro do projeto próximo, haverão melhorias de hardware e software, além de ocorrer novos testes de voo já programados.


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Kitekraft.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo