Notícias

Alarme de emergência é acionado em módulo da ISS

Um alarme de emergência foi acionado no módulo Zvezda, da Estação Espacial Internacional (ISS), às 4h 55 minutos do horário local de Moscou.

Siga-nos no Instagram

O anúncio sobre o alarme de emergência acionado foi realizado pela Roscosmos, a agência espacial da Rússia, nesta última quinta-feira (9).

Segundo a agência, os cosmonautas acordaram com o alarme, e o responsável por relatar ao controle da missão sobre o cheiro de fumaça foi Oleg Novitsky.

Atualmente, todos os sistemas estão operando normalmente, e ainda não está claro o motivo pelo qual o alarme de incêndio foi acionado no módulo da ISS.

Roscosmos sobre o alarme de emergência   

De acordo com a agência russa em um tweet, o dispositivo foi acionado enquanto suas baterias eram recarregadas.

Além do relato de Novitsky, um astronauta da Agência Espacial Europeia, Thomas Pesquet, também afirmou que sentiu o cheiro de plástico queimado. 

A Roscosmos explicou que na ocasião, o sistema de purificação de ar foi ativado e, após todo o procedimento rotineiro, os tripulantes voltaram a descansar.

Segundo a agência espacial russa, os dados do grupo principal de controle operacional do segmento russo da ISS mostraram que a composição do ar está em conformidade com os indicadores padrão.

Não é o primeiro incidente no mesmo módulo

O módulo Zvezda já havia causado o mesmo problema, porém foi relatado pela equipe que estava na Estação Espacial Internacional em 2014.

A equipe havia relatado a ocorrência de fumaça por lá e, no ano passado (2020), também houve a descoberta dos astronautas a bordo sobre um vazamento de ar no módulo.

O Zvezda foi incorporado à ISS no ano 2000, a fim de trazer:

  • Alojamentos para os tripulantes;
  • Sistemas de suporte à vida;
  • Distribuição de energia elétrica;
  • Processamento de dados;
  • Controle de voo;
  • Entre outras utilidades.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo