Notícias

Startup Chinesa falha duas vezes seguidas com o lançamento do foguete Hyperbola

A startup chinesa i-Space falhou duas vezes seguidas com o lançamento do foguete Hyperbola, sendo a última falha ocorrida na última segunda-feira (2).

Siga-nos no Instagram

O foguete foi lançado nas instalações do Jiuquan Satellite Launch Center, na China, durante a madrugada da segunda-feira.

Segundo a empresa, ele apresentou uma anomalia pouco após deixar a base, mas informações detalhadas ainda não foram divulgadas pela empresa.

A mídia estatal Xinhua descreveu o problema como “uma performance anormal identificada durante o voo”, em que o foguete não foi capaz de levar o satélite até à órbita.

A segunda falha ocorreu em menos de seis meses da primeira, em fevereiro deste ano, quando a empresa tentou lançar um satélite para a órbita com o foguete.

Primeira falha da empresa com o foguete Hyperbola

A primeira falha ocorreu quando a i-Space tentou realizar o lançamento do satélite Fangzhou-2 (Ark-2) para a órbita.

No entanto, o foguete também apresentou uma anomalia um pouco após deixar a base. Segundo imagens publicadas em redes sociais, o foguete apresentava fumaça saindo da parte frontal do veículo e, em seguida, o foguete se desintegrou.

As duas falhas devem sinalizar algumas consequências para o mercado de lançamentos de foguetes na China.

Sobre a i-Space

A i-Space é uma das primeiras empresas de lançamentos comerciais da China, e é a que mais recebe apoio financeiro no país.

No ano passado (2020), a empresa recebeu cerca de US$ 173 milhões para realizar uma nova série de veículos de lançamento.

Atualmente, apenas quatro empresas privadas da China tentaram realizar lançamentos com foguetes de propelente sólido, com pouco sucesso.

Uma das empresas no segmento mais chamativa é a Galactic Energy, que foi a segunda empresa da China capaz de levar cargas úteis à órbita.

Atualmente, a Galactic Energy já está planejando mais dois lançamentos com o seu foguete Ceres-1, para os próximos meses.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução i-Space

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo