Sustentabilidade

Empresa está transformando plástico reciclado em tijolos no Brasil

A empresa Presanella Building System chegou ao Brasil inovando na construção civil e sustentabilidade. Dessa maneira, o processo de transformar plástico reciclado em tijolos chega ao país e atrai a atenção.

A bioconstrução como solução ambiental

Atualmente, uma das grandes preocupações do setor construtivo é como tornar o processo de construir menos prejudicial ao meio ambiente. Portanto, destinar corretamente os resíduos da construção e criar elementos mais sustentáveis.

Conforme essa tendência, várias táticas surgem. Desde usar recursos para incorporar resíduos, como a borracha usada na produção de concreto, por exemplo. Até transformar resíduos em novos elementos, como o plástico reciclado em tijolos.

O processo de transformar plástico reciclado em tijolos

A matéria-prima usada para fazer os tijolos é o plástico que seria descartado sem finalidade. Assim, através de um processo de extrusão, derrete-se o plástico para depois derramar em diferentes moldes.

Assim, cada molde dará origem a um tipo diferente de tijolo. Estes, serão incorporados à construção da edificação depois. Conforme afirmam os criadores, para construir uma casa de 80m², é preciso reciclar mais ou menos 2.500 quilos de plástico.

As vantagens construtivas

Além da questão sustentável, os desenvolvedores dos tijolos afirmam que existem outras vantagens para a construção civil. Primeiro, o custo com materiais para usar esse tipo de tijolo é menor.

Ainda, o processo construtivo se torna bem mais rápido quando se utilizam os tijolos de origem reciclável. E ainda tem a questão sustentável, que é um grande ponto de importância dentro da engenharia.

Vale lembrar que nos dias de hoje o setor de construção civil é um dos que mais contribui com o desgaste ambiental e a produção de resíduos nocivos ao meio ambiente, como os gases que contribuem para o efeito estufa, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então clique aqui e saiba mais novidades sobre ciência e tecnologia.


Imagem em destaque: Imagem/Reprodução: Conexão Planeta.

Fonte: Ciclo Vivo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo