Sustentabilidade

Empresa lança serviço de táxi movido a energia solar

Um serviço de táxi que conta com veículos movidos a energia solar é um grande benefício para a África. O projeto, chamado Táxi Solar, conta com diversos benefícios.

O veículo é uma van elétrica, que conta com cinco lugares e está conectado a painéis solares em seu teto, a fim de aproveitar essa fonte de energia renovável.

Benefícios a sociedade

De acordo com os criadores desse serviço, acadêmicos da De Montfort University Leicester (DMU, no Reino Unido), o transporte será uma capaz de criar a riqueza no país, que é o segundo maior continente.

Além disso, a África também é o segundo continente mais populoso, sendo um serviço muito necessário, uma vez que atua tanto nas necessidades da população local quanto para o bem do meio ambiente.

Isto é, o serviço de táxi é 100% sustentável e também auxilia os motoristas, que gastam em cerca de 50-60% de seu dinheiro somente na compra de combustível.

Sobre o projeto de serviço de táxi

O veículo será enviado para a vila de Manduar, lugar em que está o Centro de Desenvolvimento Comunitário da instituição Global Hands, o Hub.

A van também irá capturar e armazenar informações de velocidade, quilometragem e a carga de bateria do veículo.

O Centro foi construído parcialmente tanto por alunos quanto por funcionários da De Montfort University Leicester, que vem visitado e arrecadado fundos para o Hub desde 2012.

O hub irá se tornar a garagem solar, onde ficarão os veículos e os motoristas da região poderão ser recrutados para operar.

A fabricante Nissan até mesmo já doou um veículo para o serviço de táxi. O carro, que além de funcionar com bateria, também pode ser recarregado pela energia solar.

Enquanto isso, os painéis solares utilizados para o projeto são doados pela Sharp, contendo “camisas de água” que resfriam os painéis e otimizam sua eficiência por oferecer água quente útil.

De acordo com o Dr. Rupert Gammon, o Pesquisador Sênior do Instituto de Energia e Desenvolvimento Sustentável da De Montfort University Leicester, o veículo será capaz de aproveitar as 10h de sol na Gâmbia e ser recarregado rapidamente.

O primeiro táxi solar foi lançado em 5 de julho de 2018, em Manduar, na região da costa oeste de Gâmbia.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo