Jovens criam pavimento feito de plástico reciclado com painéis fotovoltaicos para gerar energia solar
Jovens húngaros criaram um pavimento feito de plástico reciclado, que conta com painéis fotovoltaicos que geram energia solar.
Atualmente, os plásticos são um dos principais problemas ambientais, e por isso muitas empresas e pessoas buscam dar um fim diferente a esses objetos.
Os jovens Imre Sziszák, József Cseh e Miklós Ilyés são amigos de infância e criaram esse inovador pavimento para substituir o concreto.
Pavimento feito de plástico é um sucesso no país
O pavimento, batizado de Platio Solar, foi criado pelos jovens que contam com especializações nas seguintes áreas:
- Engenharia Química;
- Engenharia Mecânica;
- Paisagismo
Os três se reencontraram no período da universidade para fundar a empresa que oferece pavimentos feitos com o plástico reciclado em diversos locais, como:
- Casas;
- Prédios;
- Praças;
- Calçadas públicas;
- Entre outras obras que utilizam concreto como pavimento.
Em apenas cinco anos, a Platio Solar já transformou aproximadamente 32 toneladas de resíduos plásticos em pavimento, além de garantir a geração de 440 mil kWh de energia.
No ano de 2015, a empresa era somente uma ideia dos três amigos, que enviaram sua ideia para uma competição, a Terminal’s Smart City Lab.
Ao vencerem a competição com sua ideia, o produto chamou a atenção de muitas pessoas e atraiu investidores privados para a empresa.
Os primeiros protótipos do produto foram apresentados em 2016, e após finalizar todos os protótipos, lançaram o primeiro projeto ao vivo em Astana, na área Green Quarter da World Expo, em 2017.
No mesmo ano, outros projetos-piloto foram implementados, a fim de descobrir suas áreas de aplicações, desde de utilizar o pavimento em um:
- Sistema de carregamento de carros elétricos;
- Sistema de fornecimento de energia de pontão marinho;
- Móveis inteligentes para exteriores;
- E diversos outros.
A empresa já atua em 37 países diferentes, trazendo os pavimentos com painéis fotovoltaicos para a produção de energia solar, pois, segundo os jovens, seria um desperdício não usar as superfícies pavimentadas que estão pela cidade para a produção de energia solar.
–
Fonte: The Greenest Post
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Platio Solar