Sustentabilidade

Oceanix Busan: conheça a cidade flutuante da Coreia para enfrentar as mudanças climáticas

Uma recriação artística da cidade flutuante Oceanix Busan
Busan Oceanix

A Coreia do Sul está inovando com a Oceanix Busan, uma cidade flutuante projetada para enfrentar as mudanças climáticas e abrigar refugiados climáticos. A expectativa é que este protótipo esteja pronto antes de 2030, coincidindo com a Expo Mundial 2030 em Busan.

Siga-nos no Instagram

Localizada na maior cidade portuária da Coreia do Sul, Busan, a Oceanix Busan se destaca por sua capacidade de se adaptar ao nível do mar, uma resposta essencial ao aumento registrado de mais de 20 centímetros desde 1880, conforme dados do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA.

O projeto, que será construído no Porto Norte de Busan, visa ser um laboratório flutuante, ocupando uma área de 60 mil metros quadrados e consistindo em três módulos hexagonais. Inicialmente, 300 habitantes participarão de um projeto piloto, coletando dados sobre a habitabilidade e sustentabilidade da cidade, incluindo o consumo de energia, a geração de resíduos e a reciclagem.

Uma recriação artística da cidade flutuante Oceanix Busan
Busan Oceanix

A Oceanix Busan é uma resposta a um futuro onde zonas costeiras enfrentam o risco crescente de inundações, afetando milhões de pessoas. A cidade será um teste para tecnologias que podem ser aplicadas em outras regiões costeiras com restrições de terra. Idealizada para ser autossuficiente, a cidade flutuante, se bem-sucedida, pode evoluir para abrigar até 10 mil habitantes.

O projeto é uma colaboração entre o Bjarke Ingels Group (BIG), Samoo (do Grupo Samsung), e a empresa Oceanix, especializada em estruturas flutuantes, com o suporte da ONU-Habitat. Daniel Sundlin, sócio do BIG, destaca a escolha do local como estratégica, próximo à cidade e com águas relativamente profundas, tornando-o perfeito para a construção desta inovadora cidade flutuante.

Leia mais:

Fonte: Blog Canal da Engenharia 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo