Sustentabilidade

Pesquisadores criaram tecnologia que gera energia limpa à noite

O resfriamento radioativo do céu agora é utilizado em uma tecnologia que gera energia limpa durante à noite.

Para quem não conhece o fenômeno, se trata da formação de geada no chão, que ocorre quando as temperaturas estão acima de zero.

Esse resfriamento radioativo gera gotículas de água vista de manhã cedo nos veículos, e também responsável pelas geadas na grama.

Como funciona a tecnologia que gera energia limpa à noite

De acordo com os pesquisadores, foram utilizados os princípios do resfriamento radiativo do céu na tecnologia de baixo custo.

A tecnologia utiliza a diferença de temperatura do fenômeno para gerar a eletricidade, através de um dispositivo que capta o aumento do calor do ar circundante e o transforme em eletricidade.

Essa tecnologia pode ocorrer devido ao fenômeno, que ejeta seu calor no ar em forma de radiação técnica, seja a partir de um carro, solo ou até mesmo edifício.

A ejeção de calor, ainda assim, será mais frio que a temperatura ambiente do local, e é nessa hora que a tecnologia gera energia limpa.

As peças usadas para o experimento também chamaram a atenção pelo seu custo, que foi menos de US$ 30, em lojas de suprimentos eletrônicos.

A instalação para o dispositivo necessitou apenas de um disco de alumínio e um gerador termoelétrico.

Aaswath Raman / UCLA

O disco foi pintado de preto em somente um lado, voltado para o céu, a fim de irradiar o calor do ar circundante.

Já o gerador termoelétrico era necessário para gerar a tensão elétrica, em resposta a diferença de temperatura.

O dispositivo que gera a eletricidade alimentou uma lâmpada LED, gerando cerca de 25 miliwatts por metro quadrado, mas Aaswath Raman, líder do estudo, deixou claro que sua equipe ainda está trabalhando para melhorar a tecnologia, a partir de protótipos mais poderosos.

Tecnologia de baixo custo pode ajudar mais de 1 bilhão de pessoas

Segundo a equipe responsável, a tecnologia de energia limpa pode ajudar mais de 1 bilhão de pessoas que não contam com um acesso confiável à eletricidade.

O artigo sobre a tecnologia foi publicado na revista Joule, onde é descrito que a energia limpa poderá ser utilizada como uma solução independente ou funcionar também com energia solar.

Desse modo, a eletricidade poderá ser gerada a qualquer hora, seja durante o período do dia ou à noite.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo