Sustentabilidade

Scania cria caminhão movido a Energia Solar

Que os caminhoneiros são parte essencial de nossas vidas, ninguém tem dúvida, são eles que transportam alimentos, produtos e todos os suprimentos que precisamos. Um de seus desafios tem sido a alta do Diesel, que retira a cada ano o lucro desses profissionais.

Para ajudar a economizar e ficar menos dependente de combustíveis, a Scania criou um caminhão movido a energia solar, foram instalados painéis solares em um semirreboque acoplado a um cavalo-mecânico, e o uso da energia solar poderá ajudar a reduzir em 20% o consumo de combustível, segundo a Scania.

Atualmente o caminhão está sendo testado na Suécia pela transportadora Ernst Express, sendo financiado publicamente pela agência de inovação do governo sueco. Que é um exemplo que mostra que quando governos acreditam nessas iniciativas e investem, elas acontecem.

A expectativa é que os painéis solares cheguem a gerar anualmente 14.000 kWh, podendo atingir o dobro em países mais quentes, como é o caso do Brasil, que é um dos países com maior radiação solar do mundo.

Ficamos na torcida para que essa tecnologia chegue ao Brasil com um custo acessível e possa ajudar caminhoneiros e também o meio ambiente.

O que você achou do caminhão com painéis solares da Scania? Deixe sua opinião nos comentários.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Fonte: Scania

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo