Tecnologia

Equipamento é refrigerador e aquecedor ao mesmo tempo, sem gastar energia elétrica

A tecnologia está sempre evoluindo e as inovações ocorrem o tempo todo, a novidade é um equipamento que consegue aquecer e resfriar, sem gastar energia elétrica e de forma simultânea.

Lyu Zhou e sua equipe da Universidade de Buffalo, nos EUA, conseguiu criar esse sistema, que foi capaz de reduzir a temperatura entre 12º a 14º (dia e noite) e capturou simultaneamente o calor solar e aqueceu a água a 60º de temperatura.

O objetivo é reduzir a dependência de combustíveis fósseis e eletricidade, colaborar com o meio ambiente e gerar economia, podendo ser ampliado no futuro para cobrir telhados inteiros.

Entendo o princípio utilizado na imagem abaixo:

Qiaoqiang Gan, coordenador da equipe, explica:

“É importante ressaltar que nosso sistema não desperdiça a entrada de energia solar. Em vez disso, a energia solar é absorvida pelos espelhos seletivos do espectro solar e pode ser usada para aquecimento solar de água, algo que é amplamente usado como um dispositivo energético eficiente em países em desenvolvimento. Ele pode reter os efeitos do aquecimento solar e do resfriamento radiativo em um único sistema sem a necessidade de eletricidade. É realmente uma espécie de sistema ‘mágico’ de gelo e fogo,”

Para conhecer todos os detalhes técnicos, é possível acessar o artigo publicado em inglês: Nesse link

O que achou dessa invenção? Deixe sua opinião nos comentários.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Com informações: Cell Reports Physical Science e Inovação Tecnológica

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo