Tecnologia

O 5G é a chave para veículos autônomos?

Os carros autônomos eram uma utopia há cerca de 5 anos e apenas um sonho distante de muitos cientistas, sendo um elemento que só víamos em filmes de ficção científica.   

Siga-nos no Instagram

Mas com o 5G, essa realidade mudou. Atualmente, podemos ver os primeiros veículos automatizados com sistemas de serviço em estradas por conta da conectividade do 5G, desenvolvida em empresas em todo o mundo.  

Com a automatização dos veículos, podemos melhorar significativamente a segurança em que os carros se tornaram autônomos e onipresentes.  

Mas, para chegar a esse ponto, é preciso investir muito no desenvolvimento de modelos de carros que consigam interpretar o trânsito, tráfego, infraestrutura de cidades e também como fazer eles funcionarem em locais com rede sem fio de baixa velocidade.  

Precisamos deixar claro que, como as redes móveis 5G ainda estão em estágio inicial de implantação, os modelos de carros autônomos também.  

Ou seja, ainda vai demorar alguns anos para que isso se concretize, mas está mais perto do que imaginamos.  

O que é um carro autônomo?  

Autônomo, conforme o dicionário, é relativo ao funcionamento de um sistema ou dispositivo que opera sem ajuda.  

Ou seja, um carro autônomo é totalmente independente para responder a situações e tomar decisões sem um motorista ou de alguma intervenção externa.  

Mas, para que isso aconteça, é preciso promover uma conexão muito rápida entre os sistemas de transporte.  

A rede 5G irá oferecer novas opções de aplicativos para apoiar o desenvolvimento desses carros, pois conta com uma velocidade de rede muito maior e mais significativa do que estamos acostumados.  

Os carros autônomos com conexão 5G conseguirão tomar decisões e irão cooperar e se comunicar entre si. Isso significa que a rede 5G oferecerá novas opções de aplicativos que serão essenciais no desenvolvimento desses carros.  

Como o 5G atua em jogos multiplayer?  

O 5G é uma tecnologia que nasceu para revolucionar o mundo como conhecemos, isso porque a rede traz uma velocidade muito além do que estávamos acostumados como o 4G.  

Quem se beneficia diretamente dessa velocidade, são os jogos multiplayer, que contam com maior velocidade e melhoram a jogabilidade.  

Além disso, o 5G vai melhorar a acessibilidade dos streamings, irá prover uma tecnologia mais acessível e terá uma latência infinitamente menor, cerca de 40 a 80 vezes menor que o 4G. 

Essa velocidade pode ser vista e bem aproveitada para setores industriais e de mídias, como o de jogos. O mundo dos games com a rede 5G nunca mais será o mesmo, pois, por ter uma velocidade maior, será ainda mais fácil jogar.  

O universo gamer não para de crescer, contando com um crescimento de mais de 1 bilhão de downloads só em 2020. Isso mostra o quanto o mercado de jogos está aquecido e mesmo que não seja tão explorado, tem um mundo para desbravar.  

A tecnologia do 5G promete vários benefícios para os gamers e para jogos multiplayer, isso porque o 5G oferece uma experiência superior ao wi-fi.  

A qualidade da experiência 5G mostra o potencial da rede para oferecer melhor conectividade dentro de residências, lojas, escritórios e até mesmo carros autônomos.  

Quais os benefícios do 5G para a direção autônoma?  

A rede 5G é uma rede sem fio, subdividida em níveis de rede virtual. Isso significa que um nível dessa rede é usado apenas para direção automatizada, por exemplo.  

Isso garante que os carros autônomos recebam notificações relevantes sobre segurança e sobre o trânsito, evitando engarrafamento nas rodovias de dados e que tenham prioridade sobre outros serviços de entretenimento usados paralelamente.  

Os benefícios do 5G incluem também o processamento e armazenamento de dados próximos às rotas de transporte nos data centers, pontos que garantem que os dados possam ser gerenciados de forma ainda mais veloz na rede.  

Um exemplo é que, um carro autônomo dirigindo em uma velocidade de 100km/h teria atravessado apenas 60 centímetros naquele tempo.  

O fatiamento da rede e os caminhos de transmissão curtos são o que garantem recursos essenciais para a qualidade da tecnologia 5G, como baixas latências e altas larguras de banda.  

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo